Aos que apreciam a ideia da Redução da Maioridade penal


                O que se vê em abundância no Facebook, além das frivolidades habituais, é uma espécie de clamor público por justiça. Escândalos de corrupção são toscamente abordados em pequenas fotos e textos mau escritos; algumas “denúncias” a favor de minorias, pobres em conteúdo e em efetividade prática... além de um inominável de outras coisas.
                E têm também aqueles que apoiam a redução da Maioridade Penal... E são das mais atrozes e escabrosas as fotos e textinhos postados. “Quando é que veremos isso no Brasil”, “Menor vagabundo também é culpado”, “Até quando serão impunes?”... e mais um sem fim de frases.
                E me parece sensato dizer que esta postura é, nada mais nada menos, que IMBECILIDADE das maiores. Por uma diversidade de fatores. Em primeiro lugar porque, se analisarmos o quadro social, veremos que a maioria de menores infratores vêm de realidades precárias e conturbadas; vêm de colégios onde impera a violência e o descaso público, de famílias por vezes problemáticas e desestruturadas. É claro que existem as exceções, mas onde é que, alguma vez, em uma democracia, basear legislados punitivos em casos excepcionais pareceu ser uma saída justa? Gostaria de me ver respondido.
                E alguns dirão que, não sendo os argumentos acima citados culpa deles, não são eles que devem arcar com o risco de um menor “bandido”. E digo, a culpa também é de vocês (nossa) sim. É muito fácil isentar-se da culpa de colocar, ano após ano, no poder, representantes imorais e desinteressados com a melhoria social, é muito fácil fechar-se na redoma da própria vida esperando que deus resolva os problemas da sociedade da qual você também faz parte. E alguns virão dizer, “mas também estudei em escola pública e nem por isso sou bandido”, e concordo que sim, existem esses casos; mas exigir de todos a mesma força de vontade e o mesmo empenho é descabido e não ocorre em outros casos. Ninguém  é severamente repreendido por não ser um primor na escola, ou por não gostar de ler, ou por não ser tão bom no futebol, ou por não se interessar tanto assim pelos políticos que elege, pelo contrário, muitas vezes as pessoas fazem é humor tosco disso tudo; mas todos podem acusar uma criança que sucumbiu às dificuldades do dia-a-dia, para isso todos são muito competentes.
                E há ainda a imbecilidade da ideia. As pessoas parecem não entender o funcionamento penitenciário no Brasil. As cadeias estão lotadas, são mal estruturadas e não reformam e reintegram o detento à sociedade. O que fazem é amontoar infratores; e nesse amontoar, uma certa gama deles não cumpre nem 1/3 da pena originalmente instituída. Ou seja, você pega um menor que roubou uma bolsa na esquina às dez da noite, ele, como um criminoso, é preso por roubo; Ninguém entende que este indivíduo – que ainda está em formação – que pode ter feito o que fez apenas por nada mais que burrice, é um ladrão inexperiente e despreparado, grosseiro. Mas ao ser preso, será, primeiro, privado de qualquer forma de ensino formal, e, ainda por cima, ficará em contato com bandidos da pior ordem, bandidos estes que o influenciarão e que o colocarão a par de todas as formas de refinar as ações criminosas que ele possa tencionar ter.
                Você, pessoa desinformada, que acha muito interessante a redução da maioridade penal, deveria antes se preocupar com a qualidade das cadeias, pois querendo se livrar do problema de maneira impensada, você acaba por gerar é a criação de  um delinquente melhor formado.
                Mas ninguém pensa nisso, nem na origem do problema, nem no agravamento que decisões impensadas podem vir a causar; o que querem é o martelo batendo pesado, como se isso fosse resolver alguma coisa.
                Aos que cobram redução da maioridade penal, um conselho: Cobrem melhoria no sistema de ensino, cobrem igualdade social, votem melhor; isso já lhes resolverá o problema egoísta e mais uma série de outros.


-----------------------------------------------------------
Ps: Já viram o vídeo gravado por mim e pelo Marco? - Foot Massage Scene

Pps: Estou (IAN) vendendo a coleção completa d'O Mochileiro das Galáxias, edição econômica. A série é nova e está lacrada, vendo-a por R$ 50,oo. Interessados deixem um comentário

Um comentário: