Sufragamos demais


                “Recadastramento biométrico”. Existe assunto mais badalado do que esse na mídia goiana nesses últimos tempos?

                Pois bem. O tal recadastramento é nada mais do que um procedimento para tornar possível que você, no ato de votar, seja identificado pela sua digital. Aparentemente, essa é a nova tendência das urnas eletrônicas. O foco aqui nem é entrar nos detalhes da legislação do sufrágio no nosso país, mas isso não é nem necessesário, nem eficaz, nem útil.

                O voto não deveria ser obrigatório, isso sim é uma solução. As massas que são obrigadas não votam verdadeiramente: engrossam os números dos candidatos de mais nome e destaque na mídia. Será que se o voto não fosse obrigatório e campanhas efetivas de conscientização e educação fossem difundidas por aí, veríamos Marina Silva e suas propostas ambientalistas baterem de frente com Dilma e Serra? É bem provável que sim. Votos conscientes são bem dirigidos, enquanto votos obrigatórios são tendenciosos.

                A questão é: que não se enfiem digitais em lugar onde papel e caneta e consciência são perfeitamente suficientes (e o bastante).  Veja os Estados Unidos, por exemplo. República ligeiramente mais velha que a nossa. Estão lá longe porque votam bem ou votam bem porque estão lá longe?

                Só sei que prefiro chegar lá pelo caminho mais inteligente.

3 comentários:

  1. Inteligente comentário: Voto consciente é bem direcionado, mas o voto obrigatório ´s facilmente manipulado. Vota por obrigação e não por opção.

    ResponderExcluir
  2. E chamam isso de Democracia ¬¬'
    A verdadeira democracia só dura 2 anos em sua vida: nos 16 e 17 anos de idade, os quais você PODE votar, se assim preferir.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da postagem - voto consciente, estamos longe... ainda somos um povo com formação muito baixa, daí os políticos fazem o que bem lhes interessam. Acho que desobrigando o comparecimento às urnas elevaria o percentual de eleitores que votam de forma consciente. Sua postagem é perfeita. DETALHE: o recadastramento biométrico, pelo qual, passarão todos os brasileiros, além da coleta das digitais, também atualiza os dados do eleitor. Goiás por ser um estado agropecuário, na cidade de Hidrolândia, boa parte dos eleitorado não tem as digitais e são identificados na hora de votar por meio de um código. Amigo, abração e bom fim de semana. Valeu.

    ResponderExcluir