Os 100 maiores... dos quinze minutos?


                Um ilustríssimo leitor, que atende pelo pseudônimo “Oxiurus”, pediu que nós do Machado redigíssemos um texto falando sobre a célebre eleição dos cem maiores brasileiros DA HISTÓRIA desta nação, evento promovido pelo SBT, no qual o júri foi ninguém menos que o Povo. Faz certo tempo desde minha última redação acerca de temas cotidianos concretos, então achei a ideia bastante interessante e agradeço ao “Oxiurus” por ela.
                Os cem maiores ainda não são cem de fato, pois os 12 primeiros colocados deste seleto grupo ainda não foram revelados. Mas pelos outros 87 nós já podemos ter uma noção da credibilidade desta lista. Como disse acima, apreciei bastante a sugestão do “Oxiurus”, mas não sei porque raios esta lista está causando tamanha estupefação em algumas pessoas. Foi dito, o povo seria jurado, esperar de um país onde cultura e educação são sinônimos de vergonha uma postura sensata nesse tipo de votação é ingenuidade. A lista é preocupante, mas é a mesma preocupação de sempre, e que, a meu ver, se resume nisso, falta de educação e cultura. Não vou especular culpados nem conjecturar muito sobre isso... já é assunto de argumentos e opiniões batidas, aqui no blog já temos um sem fim de textos sobre o tema, basta buscar.
                A nossa ilustríssima; e muito providencial, diga-se de passagem; paixão pelo futebol faz com que, até agora, a lista já conte com 11 jogadores. Eu não preciso dizer, é motivo de riso (e riso de desespero) ver Ronaldo Nazário na frente de Machado de Assis, Carlos Chagas, Oswald Cruz e diversos outros... Não digo que ele não foi importante, mas nem de longe estaria ai... Nem mesmo figuras que eu respeito muito, como o Jô Soares, acho que integram título tão severo.
                Já pararam para analisar a gravidade do título? Colocarei em caixa alta: OS 100 MAIORES BRASILEIROS DE TODOS OS TEMPOS. Os MAIORES de TODOS os TEMPOS. Só existem duas explicações, ou o brasileiro não sabe que seu país tem 500 anos de história, ou achou que era época de eleição, daí esses votos fariam todo sentido. Até atriz de rebelde foi para na lista DOS 100 MAIORES BRASILEIROS DE TODOS OS TEMPOS.
                Mas é isso, não deveria ser surpresa para ninguém, vindo do mesmo povo que, durante investigações de escândalos de corrupção, se propõe a apontar “musas” de CPIs. Faz todo sentido, não estou surpreso, é o mesmo mais de mesmo de sempre. Não se iluda, pobre leitor, a parcela popular que faturou a lista, a parcela que colocou Neymar na frente de Herbert de Souza e Carlos Drummond de Andrade, que colocou o Pe. Marcelo Rossi na frente de Luís Carlos Prestes, que colocou Fernando Collor de Melo na LISTA DOS 100 MAIORES BRASILEIROS DE TODOS OS TEMPOS! É a parcela majoritária. Você, leitor, se  discorda deles, é só a minoria, e bem minoritária, se me permite dizer.
                    Sem falar de: Joelma, Datena, Luan Santana e diversos outros nomes que eu não vou citar para preservar a integridade do meu teclado. Quer saber? Acessa ai:


6 comentários:

  1. Obrigado por atender minha sugestão.
    Pude perceber com a revelação dos nomes e com seu texto que fui ingênuo em esperar outra coisa. Eu acompanhei a divulgação e sempre que surgia um nome do tipo que você não quis citar por integridade do seu teclado minha reação era de perplexidade e nojo.
    Fiquei muito decepcionado com alguns escolhidos, talvez isso me faça ingênuo e comprove a frase (não me lembro o autor): "a unanimidade é burra". O triste é saber que essas mesmas pessoas vão escolher com a mesma mentalidade presidentes, governadores, prefeitos, deputados,vereadores, etcétera... qual a perspectiva desse país?
    Achei interessante o nome escolhido na Itália: Leonardo da Vinci, esse realmente mereceu, mas vejamos a diferença de nível do povo (apesar de Michel Teló estar "bombando na Europa" ¬¬')
    Mas a lista brasileira também tem nomes merecidos, isso deve ser mencionado.
    E você Ian, e os demais escritores (Alisson, Marco, Kaito) em quem votariam?

    ResponderExcluir
  2. Não me sinto apto a votar e julgar o maior de todos os tempos. Não saberia por onde definir. O mais famoso? O que mais ajudou gente? O mais inteligente? O melhor cantor? O que fez mais obras de caridade? O que fez mais obras escritas? O mais populista? O melhor cientista que ajudou a desenvolver tecnologias nacionais? O melhor nas artes da guerra?
    Tenho meus preferidos da música, da voz, da dança, da medicina, dos presidentes, dos diretores, atores, arquitetura, poemas, prosas etc.
    O maior brasileiro de TODOS os Tempos não é do nosso tempo. Ele ainda nem nasceu!
    Mas se eu tivesse que votar, eu votaria no meu cachorro. É brasileiro e nunca me desapontou. Sempre companheiro e faz o que promete. Mantem a segurança de minha casa e me dá carinho mesmo quando não peço. Não me pede dinheiro e nunca machucou ninguém!

    ResponderExcluir
  3. oxiurus, eu votaria em mim mesmo. Kaito Campos de Novais: 2,23 metros de altura, o maior brasileiro de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  4. Achei que O maior se media em largura, e não altura... Avaliei errado!

    ResponderExcluir
  5. O povo brasileiro não tem cultura? Pera lá, seu Ian. Pode ser que nós sejamos pouco escolarizados nos padrões de educação ocidentais, mas cultura temos muita.
    E, verdade seja dita, enquete burra e meramente recreativa, né. O maior brasileiro de todos os tempos, pra mim, é meu avô, vitorioso do êxodo rural e do boom metropolitano da década de sessenta.
    Se o pessoal estima uma bola bem jogada, uma música brega bem mal executada, que seja.

    Musa da CPI, kkkkkkkkkk fez meu dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio ter me expressado mal... quando falo de "falta de educação e cultura" pretendo me referir ao pouco valor que nosso povo dá à primeira e à abstração com que enxerga a segunda... Não damos o devido valor à educação, e também não vemos como vantagem a absorção de algo menos imposto pelos veículos de massa e feito sem o empenho de agradar apenas o mercado... As produções de entretenimento hoje, produzidas principalmente pela televisão e pela indústria musical, nivelam o consumidor muito por baixo, querem fazer não aquilo que é verdadeiramente fruto de uma construção intelectual (o que alguns tem por arte), mas algo que a grande maioria aceite sem grande euforia, mas também sem maiores repreensões. A "mania" do "feito apenas para divertir" tem, cada vez mais, tomado espaço de todo o resto da produção de conteúdo, cada vez mais as coisas são "só para entreter...". E quanto ao "cunho recreativo" da pesquisa, sim, foi produzida apenas para tal fim, mas, se feita por qualquer outro órgão ou instituição, tendo o povo como júri, o resultado seria o mesmo, como eu disse no texto, basta ver a lógica que move a escolha de candidatos a cargos públicos neste país, é a mesma que motivou a escolha dos que estão nesta lista... A lista não tem valor, mas nos mostra muito acerca das escolhas populares...

      Excluir