Fatores. Externos? Internos?


                Прывітанне*, caros leitores.
O que define uma pessoa? Você, caro leitor, se tivesse nascido em um “berço” diferente, se tivesse menos dinheiro ou mais irmãos, você seria diferente? Uma pessoa pode nascer com uma “áurea” ruim? Uma pessoa pode nascer com uma tendência à filha-da-putagem?
                Claro, é inegável que o meio nos modela e remodela infinitas vezes, mesmo agora, enquanto você está sentado lendo este texto, talvez esperando o vídeo pornô carregar, você está sendo moldado. Mas e o “básico”? Será que ser bom ou ruim, claro, isso de um ponto de vista já genérico, uma vez que “bom” e “ruim” são dois termos de uma convenção que parte unicamente do ponto de vista de quem as aponta... devaneei, onde é que eu estava mesmo? Ah, lembrei: “Ser bom ou ruim”, será que isso nasce conosco ou nos é posto goela abaixo pela mão invisível do “Mundo”? Por exemplo, se você nasce sem condição financeira alguma, talvez nunca chegue a saber o que é uma faculdade, portanto talvez nunca saberá o que é sociologia, por exemplo, mas será que você JÁ NASCE com um “tino” para a área de humanas? Ou exatas?
                O que nos difere, do ponto de vista evolutivo, dos outros animais, é que TODOS nós, humanos, nascemos “prematuros”. A girafa já nasce sabendo caminhar, a tartaruga já nasce sabendo que deve ir em direção ao mar para sobreviver, mas nós nascemos sem poder andar, sem falar, sem outras coisas também. Nosso desenvolvimento “primário” termina do lado de fora, o que nos faz dar esse “salto” em relação aos outros animais. Existem outros fatores, claro, como tamanho da caixa craniana, desenvolvimento tardio dos órgãos sexuais, mas não estou aqui para falar da evolução.
                É impossível dizer que só um dos fatores é determinante, só um louco o faria, mas qual seria o “maior”? Temos ricos que são maus, pobres que são maus, ricos que são bons, pobres que são bons, Pessoas estudadas que são boas, pessoas estudadas que são ruins, isso me leva a crer que exista um fator interno que talvez seja um ponto imutável. “Ah, Ian, mas os fatores externos não são só esses, existe também o amor familiar, as amizades...”. Concordo, aliás, plenamente, mas coloquemos da seguinte forma: Suponhamos que um ambiente familiar ruim cause um “trauma”, muitas pessoas passam por isso, nem todas se tornam ruins, a mesma coisa é a amizade, muitas pessoas crescem em um meio onde são cercadas de pessoas às vezes desleixadas, ou preguiçosas, e não se tornam preguiçosas, tão pouco desleixadas. A sociedade é podre, mas as pessoas não podem se escorar nisso como desculpa para seus erros, pelo contrário. Tenho meus momentos, em alguns deles vejo que a sociedade é simplesmente um monte de gente imbecil. Aqui vai um exemplo verídico, para ilustrar meu ponto de vista: Minha vó está internada. Ela fez uma cirurgia, mas nada grave. Fui visitá-la hoje, fui com meu pai. Na volta passamos pelo “interior” dos setores nobres de Goiânia, é IM-PRES-SI-O-NAN-TE a quantidade de pichações nos muros, É ABSURDO. Então, ao chegar à minha residência, resolvi pesquisar sobre o fato e adivinha só, não demoraram CINCO MINUTOS para achar uma nota a respeito. A polícia fez o levantamento e chegou à conclusão que a GRANDE maioria dessas pichações eram feitas por ANIMAIS (sim, esse é o único termo que me vem à cabeça pra falar de gente assim), em sua maioria, de classe média e média-alta. O que É que um RETARDADO desses ganha com isso? Certo, então o papai não te deu o Playstation 3 e você se revoltou, é isso? Agora vai pichar muros... tá certo.  Tudo bem que "riquinho" é tratado como babaca, mas eu acho que é dever das PESSOAS evoluirem um pouco ao longo do tempo. É simplesmente intragável esse tipo de situação.
                E é nesse tipo de “cena” que você retoma o pensamento. Eu cheguei a conclusão, e é uma conclusão demasiado óbvia, de que a pessoa é formada por uma junção dos dois fatores, mas que a maioria dos filhos-da-puta já nascem assim.
                Que queimem no Inferno.
                Mas e você, caro leitor, qual é a sua opinião? São os fatores externos ou os internos que nos dão a “forma básica”?
------------------------------------------------------------------
* Прывітанне significa "oi" em russo.
Ps: Eu fiz um post um pouco genérico de propósito, se quiserem discutir sobre o tema, adicionem o chat de blog e me chamem! Conversaremos!
COMENTEM!

4 comentários:

  1. Eu penso que existe uma pré-disposição para tal área (humanas, exatas, criminalidade, doçura, etc): Como se fosse uma inclinação. O meio apenas preenche ou te (re)orienta para aquilo que você já estava tendenciosamente (provavelmente inconscientemente)desejando fazer. Ele pode potencializar ou reduzir aquilo que você já estava predisposto a fazer. Se você encontrar condições que favoreçam tal predisposição é provável que você vá vivenciá-la com força total.

    http://estereotipodaperfeicao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Um tema difícil mas paupável, que é dicutido a tempos, porém nunca se chegou a uma conclusão realmente definitiva.

    Veja só, Rosseau já falava que a ser nasce bom e o meio que o corrompe, mas ai veio outro e falou que todos já nascem pré-dispostos a serem maus, mas é o meio quem vai determinar o qual ativo esta pré-disposição vai ficar.
    Já chegaram até ter uma época que procuraram genéticamente o "gene-do-mau".

    Pra mim todos os fatores é que definem, porém acredito que os memes chegam a cada um e podem reafirmar tal pensamento e fazer com que ele se manifeste ou não.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que é uma serie de fatores tão grande, que na formação basica ou naum é como um jogo aleatório, pois tem a pré disposição a tal comportamento e as influencias, posso dizer por experiencia propria, o meio que em vivemos, a educação, os proprios interesses, os pais, a escola, a sociedade, a TV, as musicas, os filmes, as noticias, agora com a internet e todos os meios de comunicação estão bombardeando nossos cerebros 24hrs por dia, a cada instante vc recebe informações, que, dependendo dos gostos da pessoa (que é uma coisa que ja nasce conosco, ex: bebês agitados e os calmos) muda seu pensamento, naum que ocorra a hora ou que seja perceptivo, mas todas as informações que recebemos nos completa mesmo que tenha 100 anos e ja havia visto dee tudo na vida, ou ajuda a ser melhor ou a ser pior e o pior, a informação que te faz melhor, pode me tornar pior, pelo fato de todo o conjunto de que foi criado!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que índole e personalidade nasça com a pessoa, mas as coisas, assim como citado no texto, possuem "sementes" que se desenvolvem de acordo com o "fertilizante" utilizado, e com o "tipo de solo".

    Eu poderia falar até amanhã haha

    -

    Quanto á fanfic: Realmente eu me senti meio contrariada ao descrever Cort na biblioteca haha não combina, mas eu acho que ele é tudo, menos ignorante então mesmo admitindo a estranheza tive que deixar isso na história risos

    Então eu realmente queria postar td dia, mas eu só postei três dias seguidos por que já tinha tudo escrito aqui. Acho que ficará 1 post por semana, provavelmente de Quinta...

    Valeu por ler lá

    Longos dias e belas noites.

    ResponderExcluir