A fórmula do Sucesso e o Fim do Mundo


                Essa é uma pergunta que eu vivo fazendo a mim mesmo e aos outros também: Qual é a maldita fórmula?. Não que eu queira ser famoso, não é SÓ isso, e não é que eu não entenda como muita coisa ruim têm fama, isso também é, a meu ver, perfeitamente explicável, o ponto da minha questão é: Como é que existem tantas pessoas excepcionais ou habilidosas que não conseguem?
                Ainda hoje não se sabe a fórmula do sucesso, nem se é uma equação do primeiro ou segundo grau. E não confunda, caro leitor, sucesso com fama, não são sinônimos, pelo menos não para mim. A fama pode se esvair em um estalo de dedos, antes era, agora não é mais. Diferente do Sucesso que é mais duradouro, mais sólido. Para ilustrar meu humilde solilóquio posso dizer, por exemplo, que o Gustavo Lima é famoso, mas nunca será igual Raul Seixas, que AINDA É um Sucesso.
                Sucesso. Palavra que intriga. Hoje já se sabe, e usa-se até o desgaste, a Equação da Fama. Coloca-se um rostinho bonito, trabalho árduo ou não de outras pessoas (ou você acha, por exemplo, que essas musicasinhas de sertanejo universitário saíram da cabeça do pessoal que as canta?), mais alguns detalhes e BUM! Alguns meses de fama avassaladora, que parece que vai perdurar os séculos e fará com que o “famoso” em questão tenha uma constelação estrelar com seu nome. Um ano depois ninguém nem lembra o nome do sujeito.
                O sucesso é algo tão singular, tão raro. Muitos crêem em dons e coisas assim, eu acredito no esforço. Ok, podem até existir pessoas com maior facilidade pra determinadas coisas, mas creio que é o esforço o fator determinante, nada vem de graça. Lavoisier, cientista que formulou a lei da conservação da matéria, cunhou um termo que vem muito a calhar nessa minha reflexão, apesar de passar longe de uma reflexão científica. Lavoisier cunhou em sua teoria o termo “Troca Equivalente”. Um significado “filosófico” para isso seria: Nada vem de graça. Se você não se esforçar, não pagar o preço, o resultado não aparece. Talvez seja por isso que o sucesso é tão raro, poucas pessoas pagam o preço. E isso não só no meio artístico, na vida cotidiana mesmo.
                Não se pode é cometer o erro de confundir esforço com Obsessão, Roland Deschain* que o diga. A obsessão é um esforço impensado e que gera grande desperdício de tempo e força, enquanto o esforço é aquele tempo e força que, localizadamente aplicados, geram retorno.


                Os mais céticos, como eu, sempre que ouvem coisas sobre o fim do mundo estar próximo, logo pensam “Aff” ou dão risadas. Mas e se, contra todas as possibilidades, o mundo realmente começasse a acabar? É um pensamento que não corre na cabeça de muitas pessoas. As pessoas dão uma pisadinha forte no chão e dizem “Esse é firme, não acaba neeemm...”, mas não sei, ninguém sabe, na verdade. “O fato de que o sol nasce todos os dias não prova que ele nascerá amanhã”. 
                  Na verdade, minha análise é muito menos audaciosa, no fim das contas é até demasiado simples: Conseguiríamos reconstruir as coisas? A frase “Os loucos é que movem o mundo” é a definição de Certo, a meu ver. Se o mundo acabasse HOJE, com as pessoas de HOJE, a minha geração, conseguiríamos reconstruir as coisas, ou criar uma situação nova? Não sou pessimista, mas acho difícil. Por mais que eu me esforce, não vejo, nessa geração, muitos “Loucos”. Como eu sempre falo em meus posts, existem exceções, mas eu vejo as pessoas hoje, da minha geração, muito acomodadas, demasiadamente conformadas. Cú. Essa é a palavra que define boa parte dos jovens de hoje. E ai vem outro ponto, e reparem, caros leitores, que não estou expressando minha opinião, estou apenas indagando: Não seria melhor que o mundo acabasse? Que a Terra, em outros tempos chamada de mãe Gaia, reciclasse essa massa tão mal aproveitada?
-----------------------------------------------------------------------------------------
* Roland Deschain é o personagem principal da Série de Livros A Torre Negra
----------------------------------------------------------------------------------------
Ps: Gostaria de agradecer ao meu amigo Marco, que postou no meu lugar nesta segunda-feira
PPs: Segunda estréia a Segunda Temporada de Pós-Zumbis! Divulguem!

COMENTEM!

Um comentário: