Gerundismo

       Esta segunda o Ian não poderá postar, mas não podíamos deixar vocês um dia sem postagem, por isso, separamos um texto legal de Elio Gaspari que denuncia e critica o que está virando um hábito brasileiro, e na minha visão (Alisson) e do Gaspari, um mau hábito!
       Abaixo, o texto na integra:



Vamos estar falando como bocós

Madame Natasha tem horror a música e considera "gerundismo" uma palavra horrorosa. Pede desculpas, mas não lhe ocorre outra. Ela achou na Internet um manifesto contra essa praga verbal. Não sabe quem é o autor e se dispõe a dar-lhe o devido crédito.
Tem o prazer de publicá-lo, como parte do esforço para conter a propagação do estilo 0800 de relação entre as pessoas. Nem todo gerundista é um 0800, mas todo 0800 é gerundista.

Ao manifesto:
"Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando, estar imprimindo e estar fazendo diversas cópias, para estar deixando discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando sem estar espalhando essa praga terrível que parece estar se disseminando na comunicação moderna, o gerundismo. (...)

O importante é estar garantindo que a pessoa em questão vá estar recebendo essa mensagem, de modo que ela possa estar lendo e, quem sabe, consiga até mesmo estar se dando conta da maneira como tudo o que ela costuma estar falando deve estar soando nos ouvidos de quem precisa estar ouvindo. (...)

Mais do que estar repreendendo ou estar caçoando, o objetivo desse movimento é estar fazendo com que esteja caindo a ficha nas pessoas que costumam estar falando desse jeito sem estar percebendo.

Nós temos que estar nos unindo para estar mostrando a nossos interlocutores que, sim, pode estar existindo uma maneira de estar aprendendo a estar parando de estar falando desse jeito. (...)

Tudo começou a estar acontecendo quando alguém precisou estar traduzindo manuais de atendimento por telemarketing: daí a estar pensando que "we'll be sending it tomorrow" possa estar tendo o mesmo significado que "nós vamos estar mandando isso amanhã" acabou por estar sendo só um passo.

Pouco a pouco a coisa deixou de estar acontecendo apenas no âmbito dos atendentes de telemarketing para estar ganhando os escritórios. Todo mundo passou a estar marcando reuniões, a estar considerando pedidos e a estar retornando ligações.

A gravidade da situação só começou a estar se evidenciando quando o diálogo mais coloquial demonstrou estar sendo invadido inapelavelmente pelo gerundismo.

A primeira pessoa que inventou de estar falando "eu vou estar pensando no seu caso" sem querer acabou por estar escancarando uma porta para essa infelicidade linguística estar se instalando nas ruas e estar entrando em nossas vidas. (...)

A única solução vai estar sendo submeter o gerundismo à mesma campanha de desmoralização à qual precisaram estar sendo expostos seus coleguinhas contagiosos, como o "a nível de", o "enquanto" e outros menos votados.

A nível de linguagem, enquanto pessoa, o que você acha de "tá" insistindo em "tá" falando desse jeito? (...)
"

Um comentário: