Família, a decadência


É um debate muito recorrente hoje em dia: A família é uma instituição falida?
                Por favor, deixemos de ser dramáticos, quando foi que a família deu certo? Quando a mulher era obrigada a tomar na cara e ficar calada? Quando ela tinha que “se abrir” no momento em que o homem estalasse os dedos? Ou será que era quando ela era obrigada a cuidar de uma ninhada sem dar um piu? Ai é muito fácil fazer dar certo né... Com uma mordaça e uma coleira, até eu faço dar certo.
                Isso tudo é o saudosismo implícito e hereditário que todos nós temos. Essa ideia de que o passado era melhor... Eu acho difícil ver em que... “Ah Ian, tínhamos músicos melhores...” Tipo quais? Amado batista? Trio parada dura? Balão mágico? É fato que tínhamos Raul, Legião, Tom Zé e muitos outros, mas tinha merda igual tem hoje; e a gente acha o público de Restart enjoado, imagina esse pessoal trash na época; poxa, Amado batista foi o segundo maior vendedor de discos do país; e o pior... uma minoria apreciava de fato os “bons músicos”, a maioria ia no modismo do rock e nadava de braçada. E isso segue para qualquer outro eventual seguimento, se discorda, por obséquio, comente.
                O fato é que hoje as mulheres podem dar graças ao pai por terem tido umas quantas que queimaram os sutiãs por elas algum tempo atrás. E devem também, por OBRIGAÇÃO, fazer valer sua força, porque ainda existem mulheres que tem a PACHORRA de abaixar a cabeça para um homem ignorante. Ora, por obséquio, vamos quebrar esses paradigmas.
                A sociedade sempre cagou na cabeça da mulher, em todas as esferas: Social, Religiosa, econômica.. por Deus, até sexual. Já está na hora dessa palhaçada toda ter fim. Se isso representa o fim da família, é justamente porque o homem ainda não teve aptidão suficiente para evoluir.
                Mas, como sempre, todos nós temos culpa no cartório por essa ruína que tem virado a família. Basta ver a banalização da relação. Eu já escrevi sobre isso, essa banalização do Amor, essa necessidade se casar, esse impulso de se ter alguém. Para que essa pressa toda? É isso? Precisamos apelar para “tentativa e erro” até dar certo?
                Só para não restar dúvidas, eu sei que casamento e família são coisas distintas, estou apenas fazendo uma ponte.
                A gente fala que a família não da certo – agora estou me referindo aos filhos – mas as pessoas têm filhos sem a menor condição financeira e mental para criá-los, daí como é que você quer uma família bem estruturada?
-------------------------------------------------------
Ps: Ok, esse não foi um dos meus melhores textos, mas eu só quero mesmo é incitar o debate.

2 comentários:

  1. Tá ai um ótimo debate pra ser iniciado, e se me permitir colocarei sua postagem em meu blog com devidos créditos.
    Falar de família hoje é um assunto muito complexo.
    E sobre filhos então....há mães até hoje que acham que escolas são depósitos de crianças, pois não é, tem que se entender que lá é um lugar onde a criança será alfabetizada e preparada para o futuro. E ai alguns pais chegam a cobrar a educação do filho pela escola.
    Educar-se os filhos em casa também.
    Não há mais nos dias de hoje,aquele modelo de família nuclear,onde o pai era o que mantinha a casa e a mãe, quem cuidava dos filhos e zelava pela harmonia do lar. O que se vê hoje é uma diversidade de família, ou seja, modelos de família, onde o pai está cada dia perdendo sua posição de mantenedor do lar ao se igualar com a mãe devido às conquistas femininas que levaram essa “mãe”, a entrar no mercado de trabalho.
    Com essa igualdade, muitas vezes o homem vai perdendo (em alguns casos), o seu papel na família, sendo a mãe que passa a assumir o mesmo, devido a vários fatores, um deles é a mulher ter que assumir a maternidade como produção independente.
    As crianças de antigamente são diferentes das crianças de hoje. Antes as crianças tinham outra educação; era uma educação mais rigorosa, na qual o respeito pelos pais, pelos mais velhos, era o que prevalecia; as crianças eram educadas para obedecer, seja aos pais, seja aos professores, em fim, eram disciplinadas. Já as crianças de hoje, não são mais educadas como antes, pois os pais estão deixando a desejar neste sentido, devido à correria do dia a dia que eles vêem tendo por causa da jornada de trabalho e também devido aos novos valores que constituem a sociedade, como por exemplo: a mídia, recursos tecnológicos diversos, Internet, e o convívio com a escola, família, amigos; todos esses exemplos funcionam como espelho, contribuindo para a formação dos valores éticos.
    Quando uma criança nasce e cresce numa família bem estruturada, onde prevalece o respeito, o afeto entre si, onde os pais ensinam seus filhos a respeitarem o próximo e a se comportarem no ambiente extra familiar, com certeza esses pais não terão problemas futuros com os mesmos. Todos esses ensinamentos se refletirão futuramente, fazendo dessas crianças cidadãos de caráter.


    Abraços

    Andreia Fargnoli

    deiafargnoli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andreia! Muito obrigado pela sua contribuição...

    Claro que você pode postar o texto no seu blog! : )

    Vlw!

    ResponderExcluir