2-2102 GFU ralubitsev

"Aqui vai uma verdade dura: nós nos preocupamos demais sobre o que as outras pessoas pensam de nós. Nós nos preocupamos exageradamente em cumprir expectativas alheias, seja de amigos, parentes ou grupos sociais. É um erro, um erro comum, que afeta toda a humanidade, por isso não se sinta tão especial por agir assim. Essa vaidade abstrata e constante nos leva a nos preocupar diariamente em conquistar a admiração alheia. Um esforço interminável e inútil, pois ninguém é (nem é obrigado a ser) capaz de cumprir todas as expectativas do mundo. Uma maneira de corrigir esse vício é aumentar a sua assertividade, aumentando sua confiança e independência em relação a opinião dos outros."


     O coração bate mais rápido, suas mãos começam a suar, sua respiração fica desritmada e às vezes você começa a tremer. Não consegue pensar direito, se desespera e começa a sentir um intenso calor. Acha que não vai dar conta e que tudo o que você fez está errado e você quer desistir. Começa a errar coisas simples, lê as coisas erradas, precisa se esforçar demasiadamente para conseguir entender alguma coisa e começa a ter dor de cabeça.
     Todos já tiveram alguma ansiedade ou nervosismo diante de algum(-ns) fato(s) da vida e sei que alguns sentem mais do que outros esse sentimento, e de formas diferentes. O que descrevi no parágrafo anterior é o jeito que eu sinto isso e posso dizer que é terrível. Mas o lado bom é que não tenho complicações gastrointestinais, como vomitar, ou ter diarreia ou dores na barriga, apesar de a sudorese atrapalha um pouco durante o vestibular, que aliais é o motivo por estar escrevendo este texto (dia 05/05/2012).
     Devido ao vestibular que estará acontece ontem estou revivendo tal sofrimento dentro de mim. Feliz fosse eu se ficasse ansioso somente antes ou depois da prova, mas para minha infelicidade acontece justamente o contrário. Quanto mais próximo da prova eu vou me acalmando, só que quando eu fico cara a cara com aqueles papeis mal grampeados todo meu nervosismo vai aumentando gradualmente até eu entrar em desespero.
     Talvez fosse melhor sofrer antes da hora do que na hora... talvez. Só sei que desta vez vou respirar fundo e seja que Deus quiser e vou chegar lá olhando pra cara de todo mundo achando que são todos idiotas, não sabem de nada e só tão fazendo pose. Dizem que funciona! Conto depois se deu certo a estratégia.
     Agora sobre falar em ou para um público maior que 4 pessoas... bem, isso é um trauma para uma outra hora! Semana que vem eu chego com algo mais interessante.
     Boa sorte a todos que estão concorrendo vestibulares a fora — menos para meus concorrentes, claro!
     õ/
Abraços

Um comentário:

  1. Eu não costumo passar por esses desesperos, normalmente o maior problema que tenho relacionado é o de não conseguir chegar ao local da prova. Sempre me vem a cabeça o temor de que eu não chegarei a tempo ou que alguma coisa vai me impedir de fazê-lo, mas sempre dá tudo certo, pelo menos até hoje.
    Acho que o pior momento de todos é na hora de somar os pontos, esse é cruel, dá uma dor no coração, é estranho.
    Espero que tenha dado tudo certo e que não tenha zerado nenhuma matéria, mas pelo que leio no canto direito da tela, parece que se saiu bem ^^
    Agora é só esperar pela segunda fase e superar essas barreiras psicológicas, pois conhecimento você tem.

    ResponderExcluir