Presidenta, atenta para isso


                Está nas mãos dela, a câmara dos deputados e o senado já aprovaram o novo código florestal.
                Todo mundo deve ter ouvido sobre o novo código e coisas assim, mas a mídia não fez muita força para expô-lo, prefere ficar mostrando helicópteros que caem e dando plantão sobre filho de cantor sertanejo que se acidenta. Não estou falando que são notícias “desnecessárias”, porém, sendo verdadeiramente franco, não creio que mudem um fio de cabelo que cai ou deixa de cair nas nossas vidas. É um absurdo darem PLANTÃO DE NOTÍCIAS para uma pessoa hospitalizada que nem tem peso político ou referencial às pessoas enquanto outras tantas não conseguem nem vaga em um leito médico e enquanto o NOVO CÓDIGO FLORESTAL é aprovado sem o menor problema.

                Aos que não têm muito os detalhes técnicos, aqui vai uma rápida síntese. Dentre outras coisas:
                Antigo código florestal: 30 m de App* em rios de até dez metros de largura.
Novo código: 15 m.
               
Antigo código: Proteção para árvores com mais de 30 cm de diâmetro (madeira de lei)
Novo código: Proteção é extinta.

Antigo código: Proteção de 30 a 500 metros para rios com mais de dez metros de largura.
Novo código: Não abarca estes rios de maior largura, ou seja, nada define acerca de como proceder com eles.
Novo código prevê anistia àqueles que desmataram no período anterior a 2008. Não terão de pagar multa de nenhuma espécie, terão apenas de reflorestar a área desmatada, mas não lhes é estipulado um prazo para que tal seja feito.

Todo produtor agrícola tem de respeitar uma área de preservação dentro de suas terras, na Amazônia esta área é de 80%, no cerrado 35% e em outros biomas é de 20%. O novo código florestal permite que as apps sejam utilizadas para que o calculo seja feito.

Além de dar a anistia aos que descumpriram a lei anterior, ela é irretroativa, ou seja: Se um produtor tinha na sua terra uma reserva amazônica de apenas 50%, pois uma lei muito anterior permitia isso, ele não será obrigado a seguir os 80% que a lei atual e esta que está sendo aprovada cobram.

A lei também permite a Cota Reserva, ou seja: Se você tem uma área superior ao que é preciso ter de reserva, este excedente pode ser transformado em crédito e pode ser vendido para produtores que ainda não tenham a quantia obrigatória de reserva em suas terras.

Lagoas naturais ou artificiais com menos de um hectare ficam isentas da obrigação de terem Apps.

*APP: Áreas de preservação permanente são margens e nascentes dos rios, topos de morros, veredas e mangues.

                Em suma, abriram as porteiras. Agora é só pegar o seu machado e sair cortando árvores, pena que poucos o queiram pegar para rachar cabeças.
                Infelizmente, se pegarmos exemplos como o caso de Belo Monte e alguns outros similares polêmicos, veremos que nossa Excelentíssima Presidenta Dilma provavelmente não barrará a lei. Há também um fator de alianças: Este novo código foi aprovado tanto pela oposição quanto pela situação. Se a Dilma chegar a vetar o projeto, pode ser que instaure entre si e sua base parlamentar uma crise.
                A mídia fez pouco ou nada para tratar do caso, só lhe interessa a transmissão do espetáculo, do absurdo, e nós estamos consumindo isso sem a menor reflexão. Creio que devemos rever alguns conceitos.
                Se tivéssemos real dimensão do impacto que tal reforma vai causar, estaríamos nos mijando e tremendo. Creio que poucos têm feito algo pelo meio ambiente do nosso país; no qual todos os países da elite estão de olho; mas não podemos deixar que ele seja entregue assim de mão beijada àqueles sedentos. Ora, vocês acham que estas medidas visam o que? O mercado interno? Eu provavelmente nunca vi uma carne de primeira produzida no meu próprio país. Não, senhores, tudo de bom que é produzido, e estão querendo desmatar LEGALMENTE para produzir mais, é exportado, sai daqui para encher as bocas dos Europeus e dos Americanos. E eles vêm, fazem carnaval e tripudiam em cima de nós, e nós retribuímos cortando nossas árvores e destruindo nossos rios para eles.

Para mais detalhes: Código Florestal
--------------------------------------------------------------
Ps: Olá, leitores! Queria só deixar um extra.
Não sei se interessa a todos, mas no meu curso de Ciências Sociais eu estou a desenvolver uma pesquisa; por hora, teórica; sobre a "apatia das massas no campo político e social".
Deixo aqui a etapa inicial do meu projeto, que é uma análise do texto de um teórico francês chamado Jean Baudrillard. (Está em PDF)
Resultado: " 'À sombra das Maiorias Silenciosas', de Jean Baudrillard. Por Ian Caetano de Oliveira."
 PPs: A obra "À sombra das Maiorias Silenciosas" é de domínio público.

2 comentários:

  1. Mais uma vez um retrocesso neste país. Enquanto estão todos desesperados para fazer algo de bom para o meio ambiente, vem esse projeto e declara: "Tudo foi inútil". Tantos ambientalistas lutando para um mundo mais "morável" e de repente aparece algo tão absurdo que é esse código florestal.
    Os interesses associados às consequências são óbvios, lucro, lucro e... dinheiro. Isso me fez lembrar de uma cena do filme The Matrix, onde um dos personagens diz: "O ser humano é o câncer do mundo". Não quero generalizar, mas é verdade, somos os únicos animais que destrói nosso habitat. Os tamanduás sabem equilibrar o quanto devem comer de cada cupinzeiro para que sempre haja mais. Já o ser humano acaba com tudo e quando há esgotamento procura outros locais para fazer o mesmo.
    Eu sinceramente não sei o que fazer para evitar a plena autorização. Esse tipo de coisa faz eu me sentir um inútil. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. O que mais me indigna são coisas como: "O Novo código prevê anistia àqueles que desmataram no período anterior a 2008"
    Note que isso é um habito durante a história do Brasil, em que quando veem que não estão respeitando o código e para não avacalhar os negócios dos poderosos, ao invés de aumentar a fiscalização, eles ignoram e fazem um novo como se fosse o primeiro, ignorando totalmente o antigo e deixando a impunidade.
    Esta não é a primeira reforma no código florestal! A história só se repete! Quem vai impedí-los? As fãs do filho de um cantor sertanejo?

    ResponderExcluir