Estereograma

No século XX descobriu-se o efeito 3D e a capacidade de se fazer estereogramas...
       Muitos não conhecem, mas estereogramas foi algo até famoso, na segunda metade do século vinte e que chama a atenção de alguns até hoje. Para quem não sabe, estereograma é uma espécie de imagem aparentemente sem lógica e sem sentido que porta uma imagem tridimensional oculta.
       Veja o estereograma a seguir:


       Aparentemente uma imagem e nada mais! Porém, se você desfocar um pouco sua visão (ficar um pouco vesgo) uma imagem tridimensional surgirá na tela.

       Realmente não é algo fácil. Poucos conseguem de primeira; e se você é uma destas pessoa que não conseguiu, não desista ainda. Saiba que nessa imagem possue um circulo ao centro tridimensionalmente, mas não tente procurar um circulo no que está desenhado, pois os desenho de fundo é o que menos importa! Em outras palavras, ele não está "desenhado".
       Eu tive muita dificuldade também para ver meu primeiro estereograma, mas fiquei muito feliz também quando consegui ver ele pela primeira vez, e por isso vou passar algumas dicas:
         • Deixe a imagem o maior tamanho possivel em sua tela, de forma que apareça ela toda (não corte a imagem). Se necessário use o comando Ctrl +
         • É dificil determinar "o quão vesgo" você deve ficar... Piscar ajuda neste processo.
         • Para quem não tem prática ainda, fazer isso com o rosto próximo a tela ajuda, pois o principio do estereograma é seu olho ver partes de imagem bidimensional e formar uma tridimensional,(e só depois afastar-se da tela).
         • Eu escolhi a imagem acima pois o desenho bidimensional ajuda: Veja que acima das luzes amarelas há seis cruzes roxas, as mesmas que aparecem entres as luzes. Tente ficar vesgo de forma a colocar as duas cruzes do meio no mesmo lugar [uma em cima da outra], fazendo você ver, assim, sete cruzes. Depois ainda vesgo tente focar a visão (ainda vesgo !), pisque e/ou arregale os olhos até achar a borda da imagem 3D.

       Espero que muitos até este ponto tenha conseguido ver a imagem "oculta", e quem não conseguiu ainda tente mais um pouco.

       A seguir vou colocar o primeiro estereograma que eu consegui ver. É um coração!



       Abaixo um outro muito fácil:


       Este último é para tirar a prova real. Se você conseguir ler toda a mensagem deste, você já está expert no assunto e provavelmente consiguirá ver todos. Aliás o mais interessante dos estereogramas, pelo menos pra mim, são as frases e não desenhos, pois me sinto um próprio espião visualisando uma mensagem oculta o qual poucos conseguirião visualisar. uahuashusahauhuashsa

T*** C****** C******* L** I***

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida ou curiosidade deixe a pergunta nos comentários. ^^

16 comentários:

  1. "Todo Cretino Consegue Ler Isso"

    Agora além de cretino, sou vesgo.

    ResponderExcluir
  2. o karinha errou em UMA palavra; nao é isso e sim ISTO!!! :)

    ResponderExcluir
  3. eu nao consigo ver esteriograma de jeito nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem que olhar para teu nariz e olha para o desenho bem de vagar ok

      Excluir
    2. vc tem que olhar para teu nariz e olha para o desenho bem de vagar ok

      Excluir
  4. depois q vi a primeira vez ficou mais fácil,mas no começo foi complicado

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos que conseguiram e, principalmente, aqueles que estão tentando, aqueles que tem perseverança e que não desistem no primeiro obstáculo, pois quase nada nessa vida será, ou aparentará, ser fácil. E como dito logo acima, quando você consegue uma primeira vez, tudo fica mais fácil ^^

    Qualquer coisa a gente ta ae! Precisando de um auxílio extra, recomendações, sugestões, correções... ^^

    Abraço à todos e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  6. Esse último é muito difícil por causa da tonalidade das cores.
    Fica muito ruim de ler assim.
    No mais já sou craque há muito tempo.

    ResponderExcluir
  7. Foi meu primo que me apresentou os estereogramas. se fosse qualquer outra pessoa teria pensado que estava tirando onda comigo. o primeiro que eu consegui foi o pcoração também. consegui ver em menos de 10 min o mais estranho é que de alguma forma consigo visualizar um coração de olhando de outra forma visualizo 3 corações se alguem tbm consegue e tem uma explicação me diga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demorei bem mais que 10 minutos, pois não achei ninguém para me explicar como fazia para ver, e muitos nem sabiam o que era estereograma. Ao procurar algum tutorial na internet só achava explicação mal formuladas e confusas e de sites/blogs mortos. ^^,
      Eu tinha até desistido e tinha largado de mão achando que era zoação do povo, até que um dia cheguei aos estereogramas novamente por acaso e consegui ver... :D

      Sobre o coração, é estranho mesmo, eu acho, porque só consigo ver um. Teria como você explicar o modo que você olha e visualiza três?
      Os três ficam concêntricos (um dentro do outro) ou ficam lado a lado?

      Excluir
  8. No meu caso foi só focar a imagem, de preferência na região central, e esperar que o cérebro faça sua parte. Não tente procurar algo que faça sentido, pois não dará certo.
    Aos poucos a imagem vai se modificando, imagino eu que seja o cérebro tentando desvendar o mistério, e antes de tomar a forma desejada, o estereograma fica bem diferente do original. Pode ocorrer da imagem tomar sua forma inicial, isso significa que deve começar outra vez (recomendo que pisque antes de continuar).
    A imagem se forma de modo bastante inesperado, você com certeza conseguirá identificar esse momento, e garanto que é uma grande emoção. Eu tive mais dificuldade nos golfinhos, mas o segredo é desfocar o olhar e deixar o cérebro trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentirão sem que mesmo estando vesgo suas vistas embaçadas começam a ganhar certa nitidez... é quando você provavelmente verá a imagem oculta ^^,

      Excluir
  9. Para quem pediu um mais difícil: http://i47.tinypic.com/290szv5.jpg

    ResponderExcluir
  10. Duzentos anos com essa postagem aqui e eu nunca consegui ver merda nenhum kkk

    (Faz outro post desse, Alisson, todas adoram!)

    ResponderExcluir
  11. Consigo ver de duas formas. Em 3d e na forma chanfrada. Em 3d basta focar sua visão além do ecrã do monitor. Para ver chanfrado basta focar sua visão no meio, ou seja, se você está a 70 cm do monitor foque sua visão em 35 cm.

    ResponderExcluir