E desde quando Deus muda de opinião?


                Aqui venho novamente. Uso do direito que me foi concedido para escrever aqui, na casa dos disparates, mais um deles. Venho novamente falar de religião. Obviamente que estou sendo eufêmico quando digo que o que se sucederá abaixo é disparate, são, na verdade, argumentos dos mais válidos, mas a muito desisti de tentar convencer, principalmente no aspecto religioso, uma vez que, nos quarenta volumes da história universal, conta-se nos dedos o número de pessoas que, através de um debate, mudaram sua opinião sobre este polêmico tema. Sem mais delongas, sirvo-lhes o texto frio.
                Talvez uma das minhas maiores indignações com a Igreja seja essa mania que ela tem de tentar se “renovar”. Ela se “renova” para atender as frequêntes alterações de sua demanda, mudam para atraírem mais fiéis, mas é ai que eu pergunto, como é que a Igreja, que em tese deveria seguir os IMUTÁVEIS preceitos de  Deus, pode mudar concepções e doutrinas? Sendo Deus quem cremos que é: Deus, como se pode dizer que o onisciente mudou de opinião?
                “Poxa vida, na época de Salomão eu aceitava a concubinagem, agora acho que isto está em desuso, melhor mudar...”
                Aposto que um leitor mais preso ao discurso comum da liturgia dirá: Mas Ian, a bíblia tem diversas interpretações, ainda estamos às descobrir!
                Ok, embora eu possa rebater esse argumento com um livro inteiro de muitos outros, vou me ater ao principal. Se não se tem certeza do que está realmente “inscrito” na bíblia, NÃO SE DEVERIA USÁ-LA COMO GUIA MAIOR! Afinal de contas, É DE VIDAS INTEIRAS DE DEVOÇÃO que estamos tratando. Por acaso você voaria com um piloto que só tem experiência teórica? Penso que não né? Então como é que você pode seguir um guia que a cada segundo tem uma interpretação nova?
                WTF?!
                MAS! Voltemos ao tema!
                Como é então que a Igreja pôde mudar de postura tantas vezes ao longo de sua existência? Eu sei bem o nome da instituição que muda de “rumo” quando está precisando se acertar, o nome deste tipo de instituição é EMPRESA DE MERCADO. Pois bem, leitores, acho que é óbvio onde quero chegar, de modo que não enunciarei a já defasada frase. Ou melhor, enunciarei sim, e me imagine gritando quando lê-la: A IGREJA É UMA EMPRESA. E tem se mostrado bem sucedida, afinal, vem moldando valores e concepções sociais desde o início dos tempos (e os vem alterando conforme suas vontades, também).
                Para exemplificar, tirei para cristo o mais visível exemplo: Igreja Católica. Aquela que outrora condenava “bruxas” a serem lançadas em lagos para verem se elas afundavam ou boiavam e, assim, julgar-lhes os pecados; hoje diz que em casos específicos, como o das prostitutas, o uso de camisinha está liberado. E quando foi que Deus disse “joguem-nas nos rios, se boiarem, são bruxas, então matem-nas, se afundarem, são boas... elas morrerão afogadas, mas vocês saberão que elas eram inocentes”? E então, depois, ele decidiu “É, acho que estamos pegando um pouco pesado, daqui a pouco acabam-se as mulheres, melhor parar de jogá-las no lago”? Ou então “É o seguinte, eu disse crescei e multiplicai, então essa história de usar uma capa de borracha durante o coito está fora de cogitação, mas os boy que quiserem pegar as putinha podem usar, afinal de contas, nenhum filho é obrigado a ser filho da puta”.
                Em verdade, em verdade vos digo, ó, meus irmão: TEM QUE VER ISSO AÊ!
---------------------------------------
Ps: Vou tentar não bater mais no cachorro morto.

9 comentários:

  1. Pode crê
    antes as mulheres nem podiam ficar perto de ninguem em seu momento vermelho
    e aqueles que tocassem elas ou os objetos por elas recem utilizados ficaria "impuro" durante acho que 7 dias...
    mas mudaram, pois elas teriam que viver separadas nestes dias, imagine por que mudaram?

    ResponderExcluir
  2. está em levitico,
    junto com uma carroça cheia de coisas que hj são absurdas!

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu acho que o ponto não é bem esse.
    Matar as "bruxas", fazer vistas grossas ao adultério, excetuar casos onde se pode usar camisinha ou considerar impura a mulher naquele período são coisas dos homens.
    E os homens escreveram isso na bíblia, não deus. E é muito fácil rebater essa sua retórica com aquela conversa (até aceitável nesse caso, diga-se de passagem) de que os homens tratam das coisas com os olhos do seu tempo.

    Perdoem-no, deus não sabe o que faz...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Discordo do último período do Marco, não faz sentido vocês ficarem culpando Deus pelos atos da humanidade.
    Tem-se o livre arbítrio e cada um faz o que quiser.
    Religião é uma coisa e Deus é outra.

    ResponderExcluir
  6. É esse mesmo o meu ponto, Vinnycius. Esse deus não sabe o que faz porque ele não faz nada. Nós fazemos e colocamos a culpa nele...
    Oh droga!

    ResponderExcluir
  7. Ah, Ian. Concordo plenamente. Odeio muitas igrejas, elas deturparam a Biblia. Mas a questão é: eu amo Deus. Se quero conhece-lo, busco a Biblia. Tudo que escuto dos outros, deve ser procurado na Biblia. Essa atualização da Palavra já era sabida. É um dos sinais do fim. Ai junto vem os falsos profetas, a moda religiosa, a igreja liberal, blábláblá. Deus é o mesmo, os homens é que O mudam. Mas os que realmente O buscam, O conhecem. Seguir os homens é suicídio.

    ResponderExcluir
  8. E desde quando Deus muda de opinião?

    Desde o dilúvio da arca de noé!

    ResponderExcluir
  9. E por isso que sou fa dos agnosticos. Eu me denomino crista-cetica, e admiro os agnosticos, mas, como todos os ceticos, considero uma doenca qualquer tipo de dogmatismo: tanto os dogmatismos dos religiosos quanto dos ateus pq ambos se fecham para novas ideias. E, como dizia Socrates: ''Um mestre verdadeiro nao e aquele que sabe, mas aquele que sabe que nada sabe, pois, so assim ele pode aprender algo e ensinar...''
    Essa e pro Marcos hauahauhua

    ResponderExcluir