O padrão brasileiro de tomadas


                Dias pra trás (na verdade, muito tempo atrás, mas não me lembro exatamente quando), meu pai comprou uma televisão nova; flat screen bacana e uma entrada USB salvadora de vidas. Até aí, só glórias. O susto foi quando vi a tomada, minha reação algo como “que diabo é isso, a tomada veio estragada, um pauzinho a mais!”

                Alguém mais já teve problemas com a tomada padrão de três pinos brasileira? Disso só fui saber mais tarde, depois de pesquisas interessantes: existe um formato padronizado de tomadas no Brasil estabelecido pela ABNT. O jeito de ligar a televisão foi um adaptador numa extensão numa tomada bamba. Fazer o quê...

                Segundo os especialistas, esse modelo é mais seguro e econômico, evitando sobrecarregamento, perda de calor e desperdício de energia. Aquele pino esquisito levemente fora de alinhamento com os outros dois serve como aterramento, o que realmente previne acidentes.

                “O formato das tomadas que obedecem ao padrão impede o contato acidental com o dedo na hora do encaixe e evita choques elétricos, plugues com diâmetros diferentes, de acordo com amperagem dos aparelhos, reduz o risco de sobrecarga e os danos ao eletrodoméstico e à instalação, o primeiro contato na conexão de um plugue de três pinos com a tomada é do pino de aterramento – se houver curto-circuito, a descarga elétrica se dá pelo aterramento e não pelo corpo de quem esteja tentando conectar o equipamento.”

                A partir da metade do ano passado, os produtos fabricados no Brasil e também os importados para cá, deverão vir de acordo com a norma.

                Muito lindo não ser a Beyoncé do choque elétrico. O problema é sair trocando as velhas tomadas de casa.


Um comentário:

  1. kkkkK R=EU SÓ ESTAVA ESPERANDO A BIBA TICAR NA TOMADA DESCAPADA..KKKKK
    ABRÇOS

    ResponderExcluir