Em relação ao universo...

O universo é grande. Grande, mesmo. Não dá para acreditar o quanto ele é desmesuradamente inconcebivelmente estonteantemente grande. Você pode achar que da sua casa até a farmácia é longe, mas isso não é nada em comparação ao universo.” (Douglas Adams – O Mochileiro das Galáxias)
É, pessoal, e alguns ainda acham “improvável” a existência de vida inteligente lá fora. Como pode?
É realmente tentador pensar que somos seres exclusivos, mas, na verdade, não passamos de poeira das estrelas! (como todo o resto)
Veja só:







Mas nós temos um diferencial em relação ao restante da poeira que, embora não seja exclusivo, é extremamente raro: A Consciência. É graças à consciência que você consegue: Ir ao banheiro, estudar, deixar de estudar, comer, criar um blog chamado machado de Eugênio, escrever um post sobre como, graças à consciência, você pode escrever um post e diversas outras coisas. Graças à consciência conseguimos devagar sobre como surgimos, o que é o tal Big Bang, se existe um Deus e o que devemos almoçar hoje.
Só que, ainda hoje, tem gente que não sabe usá-la, mas isso é pro meu próximo post. (não percam: Somos mesmo racionais?) Voltemos ao Assunto.
O Universo é algo que nós jamais conseguiremos entender em sua plenitude, tivemos gênios que tentaram, fizemos progressos imensuráveis, mas isso não é nem 1,0x10-²³²% do que o universo é.
“Existe uma teoria que diz que, se algum dia alguém descobrir para que exatamente serve o Universo e para que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável.
Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu. ”(Douglas Adams)

           Só pra se ter uma ideia, NÓS TEMOS CONHECIMENTO da existência de 100 bilhões de galáxias (astrônomo Thyrso Villela, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, São Paulo). Estima-se que cada galáxia contenha 100 bilhões de estrelas, isto dá, no universo CONHECIDO, 10 sextilhões de estrelas (1x10²²). Você consegue conceber um número desces? Como eu disse, esses dados são os dados do nosso universo visível (Partes do universo cuja luz chega até nós). Já pensou no restante?
            E como surgiu isso tudo? – No principio não havia nada. E explodiu.
            O Big Bang é uma teoria bastante audaciosa: Hoje percebe-se que as galáxias estão se afastando, partindo desse princípio, acredita-se que elas já estiveram bem mais próximas, tão próximas que já foram todas uma coisa só. Tudo: O tempo, as 3 dimensões espaciais, a matéria, meu computador, a sua marmita, TUDO, era uma coisa só, em um único ponto minúsculo e extremamente denso, que, por não ter cu, peidou e explodiu.
E isto nos remete a uma questão interessante. E como isso surgiu? De acordo com a teoria, se o tempo estava mesclado no próprio big bang não houve antes.
E isto nos remete a outro ponto interessante: Se o tempo é uma dimensão presa aos parâmetros do espaço, como será o Big Crush?
Para os que não sabem, o Big Crush é uma das teorias sobre o funcionamento do universo( e seu fim, respectivamente) , que diz que, em dado momento, o universo começará a fazer o “ciclo inverso”, começará a voltar a ser um único ponto. Até ai ok, mas, e o tempo? Sendo ele uma dimensão presa aos parâmetros do espaço, vai voltar também? Pensa comigo: O café irá voltar para sua xicara ao invez de ir para sua boca, suas fezes irão vol... bem, vocês entenderam. Eis a questão... Oo (quem tiver interesse em “ver” a questão, pode assistir ao filme Senhor Ninguém)
Tem também a teoria do Equilíbrio térmico, mas depois falo sobre ela.
Vlw pessoal! Comentem!

Se quiserem saber mais sobre as sitações:
O Guia do Mochileiro das Galáxias
Douglas Adams

3 comentários:

  1. Aneim, Ian kkkkkkk
    Talvez as galáxias que nós "vemos" sejam partículas ínfimas de um líquido estranho que verteu de um cálice que caiu acidentalmente no chão de uma casa numa ilhota de rochas ígneas de um planeta cheio de outros seres vivos racionais, cuja pequena parcela de mentes tenta descobrir o que há além da atmosfera e daquele satélite e das estrelinhas que eles veem brilhando lá em cima quando chega a noite. Assim, nós seríamos tão pequenos, que achariam que a via láctea era um elemento químico...
    xD É só pra curtir também.
    Essas teorias servem para nos privar, mas eu aposto que em alguma outra esfera resfriada devem de estar um monte de gentes pensantes e suas culturas e suas pirâmides (claro).
    Temos o conhecimento de 100 bilhões de galáxias? Nãaao. Temos só o vislumbre.

    ResponderExcluir
  2. Cara ... acredito que nunca descobriremos a origem das coisas. Todas as teorias ou suposições que fizermos, vai precisar de uma origem também,e por ai vai,dando um passo, a cada 500 anos, de uma caminhada eterna[até o mundo acabar e explodir, lógico] ... Mas enfim, é através desses questionamentos que muitos encontram a religião. Muitos acreditam que nossa consciência, que a perfeição da natureza,que essa grandeza toda não foi uma mera coincidência, uma explosão, ou consequências de um liquido estranho que caiu acidentalmente no chão [ eu ri muito K.]kkk . Foi feita por uma força maior. Respostas, respostas, respostas. É tudo que buscamos.

    ResponderExcluir
  3. Eu defendo Parmênides !
    E já gatei muitos neuronios pensando a respeito...
    Uma coisa legal é a música de abertura do TBBT. É uma músiquinah simples mais se parar pra pesar ela é muito foda... A gente foi o acidente mais acidental que já teve. xP Ouça ela novamente.
    ^^

    Muito bom seu post!

    ResponderExcluir