Somos mesmo racionais?

Fiz este post na época que ainda era do Chorei Largado(entenda clicando aqui). Não ficou engraçado, mas é um post de grande relevância para mim.
__________________________________________________________________________

“Um dos sintomas da loucura é fazer a mesma coisa diversas vezes esperando resultados diferentes.”

Será que é justo eu comprar 8 blusas, usar 6 e jogar 2 fora enquanto a todo INSTANTE morrem pessoas na África por desnutrição?
É honesto eu comprar todo mês um tênis, que custou 15 reais pra ser fabricado, a 250 reais só pelo status social daquela marca?
É correto eu tentar ser alguém pelo que eu tenho e não pelo que eu sou para o mundo?
É justo eu jogar uma lata de refrigerante pela janela do carro sendo que é tão fácil, TÃO SIMPLES, guardá-la e jogar ela em um local correto?
É fruto de uma mente sensata saber que isso tudo é errado e saber que o mundo precisa de mudanças e mesmo assim continuar a fazer?
CONCLUSÃO: somos todos loucos
Tudo que consumimos é feito para que o consumo seja cíclico, não consumimos para atender nossas necessidades, consumimos para que o sistema continue a girar. Hoje usamos verde porque o sistema nos diz que é a cor que precisamos usar, amanhã usaremos vermelho porque é a cor que o sistema diz que deveremos usar. No fundo estaria tudo bem se o mundo tivesse recursos infinitos, mas ele não tem. O lixo que criamos, o desperdício, o não aproveitamento das coisas. “quanto mais se remenda, menos se aproveita” (Admirável mundo novo - ALDOUS Huxley) esse é o pensamento vigente. E é esse pensamento que está nos levando à ruína.
Violência, fome, insatisfação, descrença, cansaço, desilusões. Tudo isso tem um fator comum: DINHEIRO. Não EXISTE fome porque faltam alimentos, existe fome porque quem “detém” o alimento só o sede em troca de dinheiro (É PREFERIVEL QUEIMAR O ESCEDENTE PARA MANTER O ALTO CUSTO DO QUE AJUDAR PESSOAS QUE PASSAM FOME). A maioria dos casos de violência se deve a falta de poder aquisitivo. A descrença, o cansaço, a desilusão, são respostas que o nosso lado lúcido da ao mundo de hoje enquanto o nosso lado louco tenta mascarar isso com a promessa de que o dinheiro vai resolver todos os nossos problemas. A família hoje deixou de ser importante, o conhecimento, as reais percepções, tudo isso deixou de ser importante. DINHEIRO. Isso é importante.
Nosso modo de vida está fadado a falência, já consumimos mais do que produzimos, consumimos sem pensar no que precisamos consumir de fato, pensamos que poder comprar um avião mesmo sem saber como pilotá-lo é algo “lógico”. NEM UM POUCO.
Só pensamos no nosso bem estar, não percebemos que é IMPOSSIVEL viver desse jeito e que, o “bem estar” que esse sistema nos proporciona é FALSO.
SENTIMOS BEM ESTAR AO USAR UM TENIS NIKE MESMO ELE NÃO VALENDO NADA SÓ PELO FATO DE TER UM SÍMBOLO NA LATERAL DELE! ISSO NÃO É FELICIDADE!
Mas tudo que eu disse até agora já foi dito a muito tempo, só que ninguém nunca deu a mínima pra isso (e vai continuar não dando). Temos um padrão de comportamento muito engraçado: NEGAR A REALIDADE SE ELA NÃO NOS SATISFAZ! É mais fácil fechar os olhos e não sofrer... POR TERMOS FECHADO OS OLHOS POR TANTO TEMPO IREMOS SOFRER O DOBRO.
Escritores, cineastas, cientistas, filósofos... Todos eles nos disseram isso a muito tempo atrás. “LOUCOS” “ANTIDEMOCRATAS” “SUBVERSIVOS” “ASSASSINOS DA LIBERDADE”. OS LOUCOS SOMOS NÓS QUE DIA A DIA VEMOS O MUNDO MORRER E NÃO FAZEMOS NADA! NADA! PRA MUDAR ESSE QUADRO.

INDICAÇÃO:
LIVROs:
UBIK (Philip K. Dick)
Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
Ensáio Sobre Cegueira (José Saramago)
Documentário:
Zeitgeist - Moving Forward (2011)
Site:

9 comentários:

  1. Sim. Vamos discutir, interpretar e pensar, Mas nada fazer.Estamos vendados, porém com as mãos livres para tirá-las de nossos olhos. Mas, espere! Pra quê? Se a luz do sol pode nos cegar? Pra quê? Se agora minha visão esta "segura"? [...]Pra quê humanidade? Pra quê, leitor desse recado? Ninguém quer se machucar vendo os outros se machucarem. ' Whatever, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Isso isso isso! Vamos fazer algo pra mudar! Esse mundo está muito errado, às avessas, nós estamos errados, vazios. Destruímos nossos recursos vitais e cagamos no chão da sala. Tudo isso não é ser racional, definitivamente não. O homem é o lobo do homem. É um lobo canibal e babão, fedido e cheio de feridas. É, vamos fazer algo!

    ResponderExcluir
  3. Refletir sobre como você se porta em relação ao mundo e as pessoas, e não cair no comodismo de que o mundo de hoje é imutavel e que as pessoas não mudam então eu também não preciso mudar....

    ResponderExcluir
  4. Então voltamos ao estágio inicial da discussão. Será que não há outras atitudes que possam ser tomadas , além de refletir sobre o que você faz? De que adianta pensar, pensar, pensar, se suas idéias ficam enfurnadas dentro de sua cabeça? Rachemos as cabeças e deixemos as idéias sairem! kk

    ResponderExcluir
  5. Ian, vc fez um pequeno update no seu texto? [Do Chorei Largo pra cá...]


    Sunrise, adorei seu comentário! \õ/
    Se me permitir, eu usarei esse periodo final do seu último comentário... =D

    ------------------------------------
    Muito a falar e pouco espaço para se dizer

    ResponderExcluir
  6. Não se pode criar um manual de conduta, ninguem deve ser um "jesus" para dizer aos outros oque cada um deve fazer. Oque as pessoas devem fazer é ANALIZAR as coisas, não consumir e usufruir de forma alienada e sem sentido, devemos ENTENDER oque fazemos, a partir do ENTENDIMENTO já deixaremos, por consequência, de fazer uma série de coisas que fazemos hoje.

    ResponderExcluir