Somos Todos Iguais


Só se for na insanidade.

                É uma das premissas mais aceitas da sociedade, a de que somos todos iguais, o que é extremamente simples de entender: Esse consenso comum é universalmente aceito para não interferir no nosso way of life. É como uma cegueira universalmente aceita para que alguns possam tocar suas vidas de compra e venda enquanto outras passam fome e jamais passaram pelo banco de uma escola descente e jamais terão uma real chance de crescimento e, com isso, não poderão dar a seus filhos uma chance de crescer também. Claro, falo de crescer do ponto de vista “sociológico”, pois o crescimento físico nada tem que ver com a condição social... Ou até tenha, analisando por uma certa óptica.
                Essa verdade “inquestionável” é a premissa que sustenta o meio Econômico em que vivemos, o Capitalismo. O Capitalismo nos diz que todos têm chances IGUAIS de acender ao Status Money. Eu quase não consigo digitar esse texto enquanto penso nisso, de tanto rir. Talvez uma das piadas mais engraçadas da história da humanidade. A premissa capitalista quer me convencer que um garoto nascido RICO que mora em um grande centro urbano e é bem amparado pelos pais tem as mesmas condições de subir na vida (sendo que ele já está no topo) que um garoto nascido no SERTÃO NORDESTINO, em uma família pobre, junto com mais tantos irmãos, com um único colégio público a tantos quilômetros de distância. É, realmente me parece que eles têm as mesmas condições, não é, leitor?
                É quase religioso. Se existem duas coisas que, quando questionadas, geram linchamento são essas: Capitalista Way of Life e Democracia, mas esta última eu deixo para outro post. Não se pode questionar a Liberdade capitalista, pois todo mundo tem a MESMA CHANCE de subir na vida. É o pilar conceitual mais sólido de toda a existência. Religiões nascem, se modificam, expiram; Costumes mudam ao longo das gerações; Valores caem por terra e surgem novos... Mas o nosso sistema sócio-econômico permanece imutável. Você pode até me dizer que ele mudou muito desde a concepção original, concordo plenamente, mas deve-se admitir que os PRECEITOS são os mesmos até hoje.
                E segue o passeio. Milhares morrem diariamente de fome, outros trocam de celular com a mesma frequência que piscam os olhos; pessoas estudam em um ensino público de merda que tem o equivalente a duas horas de aula na semana enquanto outros estudam em colégios que te fornecem três idiomas estrangeiros e preparação para doutorado no ensino fundamental. Realmente, me parece que todos temos a mesma chance.
                E você acha que isso é só no campo “social”? Diga-me qual a estimativa de vida de um POBRE que tem AIDS e de um RICO com a mesma doença? Diga-me qual a estimativa média de vida de uma pessoa que mora em Goiânia e me diga a mesma média estatística de uma pessoa que mora em algum lugar conflituoso na África.
                É isso, iludimo-nos dizendo que estamos em uma competição equilibrada e nos sentimos confortáveis indo no Shopping sábado à tarde para comer Fast-Food e comprar roupas caras.

Um comentário:

  1. Conclusão: vivemos num sistema hipócrita, mentiroso e injusto.
    "E segue o passeio. Milhares morrem diariamente de fome, outros trocam de celular com a mesma frequência que piscam os olhos" esta é uma verdade cruel.

    ResponderExcluir