A mídia investigativa

   Não é uma novidade brasileira uma mídia investigativa, mas é novidade para os brasil-eiros uma mídia com tais caráter (pelo menos em grandes proporções), a qual se utiliza normalmente do jornalismo para fazer denuncias, acusações, exposições e, indiretamente, julgamentos.
   A meu ver é uma jogada extremamente interessante, das emissoras televisivas exercer o papel de mídia investigativa. Pegarei a rede Globo como exemplo (mais a frente), já que é uma das mais influentes no Brasil.

   Não posso dizer pelas gerações televisivas anterior a minha, mas desde que fui apresentado a televisão, posso dizer também que fui apresentado ao sensacionalismo, e por um tempo isso foi bom. Bom! Mas não para (mim) o telespectador, obviamente. Aliais os espectadores não são importantes se não estiverem diretamente relacionado ao fator financeiro.
   Porém não há nada que perdure para sempre continuamente. Não quero dizer que o sensacionalismo midiático caiu por terra, mas se tornou relativamente comum, banal e por isso não mais interessava tanto quanto antes. Era necessário inovar.

   O papel do "mocinho" em peças teatrais, geralmente, é o mais disputados, e não fica muito para trás na encenação da vida real. Vejamos: um grupo que está em pró do povo, que luta por justiça, que quer melhoras no país, gasta do seu próprio dinheiro para delatar fraudes, que pede por melhoras aos governantes e que denuncia esquemas de corrupção. Assim tal grupo adquire mais atenção, reputação e até certa admiração, não?
   Bem, é exatamente isso que aparenta estar acontecendo ao sintonizarmos na Globo, o que gera suspeitas devido aos seus antecedentes, e sabemos que muitas das vezes as aparências enganam. Devido a isto, não irei me focar no que está acontecendo por agora, quero olhar um pouco mais adiante, isso implica em especular, e é exatamente isso que irei fazer.
   Não sou nenhum cientista social para fazer uma análise de tal porte, já que por teoria sou mais míope que estes, para visualizar o futuro, mas tentarei assim mesmo.
   Para isso irei esclarecer nos meus dizeres sobre isto ser "uma jogada extremamente interessante". Primeiramente, como já disse, atrai a atenção do povo (lembrando que audiência = dinheiro) e os coloca em um status de bons feitores, além de contarem com um grande recurso: são grandes. Quando um jornalista qualquer, não associado a nada ou alguém muito importante delata um esquema tão grande quanto o do Cachoeira, por exemplo, esse jornalista "acidentalmente" morreria. Tais acidentes mortais encomendados são um pouco mais complicados com jornalistas nacionalmente conhecidos.
   Outro motivo para eu achar interessante também é o "mertiolate". Todos sabem que vivemos em um país corrupto, que não só está na política, mas no cotidiano (o dinheirinho para passar pela blitz sem multa ou o "lanche" para examinador para ganhar a carteira de motorista ou na adulteração da gasolina etc.) e a mídia investigativa meche com esta ferida, mostrando querer cicatrizá-la. Pois o povo sempre quis fazer algo a respeito, mas não sabia o que fazer além de a preguiça não deixar. O que melhor então do que continuar preguiçoso na frente do sofá e vendo resolver parte de seu problema?
   Apesar de parecer poucos motivos ao enumerar, são grandiosos, mas ao invés de gastar linhas explicando, só peço que pense como uma emissora ganha dinheiro? (Dica: Audiência, Patrocínios, Venda de telenovelas [essa não nos interessa por agora]). Tá, mas isso está no agora. O que isso pode acarretar no futuro para a emissora?
   Mais dinheiro!
   Bem, se assim continuar, creio que no futuro, esquemas tão grande quanto estes atuais que estão sendo expostos, incluirão em seus planos dar grandes subornos a essas mesmas emissoras e ganharam dinheiro também para expor a corrupção de partidos adversários e de fraudes menores também. Ou seja, além de dinheiro, poder!
   Chego até a me lembrar das eleições presidenciais da década 90 e a tamanha influencia da Globo, que fez até eleger o Collor...
   Será que não estamos caminhando para uma mídia manipuladora como vemos em filmes futuristas (como V de Vingança)?

Um comentário:

  1. A mídia pode ter sua utilidade quando se refere a denúncias como evidenciou. Lembro-me de um caso específico onde o Fantástico mostrou um esquema de adulteração de gasolina; no dia seguinte a PF tomou providências e o responsável foi preso [se ele ficou assim por muito tempo não sei]. Mas tudo são interesses. Com a audiência que a Globo tem ela pode mandar no Brasil. Recentemente esta começou uma guerra com a Rede Record, foram muitos podres revelados, contudo, as audiências persistiram, e com o tempo o povo esqueceu. É triste, mas a televisão é quem manda.

    ResponderExcluir