Total perspective vortex (quase)



- O que é que isso faz com as pessoas?
- O Universo, toda a infinidade do Universo reunida. Infinitos sóis, infinitas distâncias entre eles e você, um pontinho invisível sobre outro pontinho invisível, infinitamente pequeno.
O homem que inventou o Vórtice da Perspectiva Total o fez basicamente para irritar sua mulher. Trin Tragula – esse era seu nome – era um sonhador, um pensador, um filósofo ou, como sua mulher o definiria, um idiota.
E ela o enchia sem cessar por conta do tempo absurdamente longo que ele dedicava a observar o espaço, ou a meditar sobre o mecanismo dos alfinetes de segurança, ou a fazer análises espectográficas de pedaços de pão-de-ló.
- Você precisa entender a dimensão das coisas! – dizia ela, umas 38 vezes em um só dia.
E então ele construiu o Vórtice da Perspectiva Total – só para mostrar a ela. Em uma ponta ele conectou a totalidade da realidade, extrapolada a partir de um pedaço de pão-de-ló, e na outra conectou sua esposa, de modo que, quando ele colocou a máquina para funcionar, ela viu em um único instante toda a infinidade da criação e viu a si mesma em relação a tudo.
Trin Tragula ficou horrorizado ao descobrir que o choque havia destruído completamente o cérebro de sua mulher. Contudo, para sua satisfação, ele compreendeu que tinha provado de uma vez por todas que, se a vida deve existir em um Universo desse tamanho, uma coisa básica que não se pode entender é a dimensão das coisas.

(Trecho de O Restaurante no Fim do Universo, de Douglas Adams)


                   Acesse aqui o quase vórtice - mas esteja avisado: VÓRTICE DE PERSPECTIVA TOTAL


Um comentário: