Da antítese ao paradoxo criou-se a vida


    Diz o dicionário, sabiamente, que Mal é "tudo que é oposto ao Bem", portanto só podemos concluir que o Mal existe porque o Bem existe. O que eu vejo como sendo um fato. Isso nos leva a próxima pergunta: Quantas outras coisas só existem sustentados pela simples oposição de ideias e se fazem sustentar tão firmemente?
    O que seria da Luz sem a Sombra (e vice-versa). O que seria Dormir sem o Acordar? O que seria a Presença se não fosse a Ausência? Separação sem União? Fechado sem o Aberto? O Longe e o Perto?

    Bem antes de você ligar este aparelho eletrônico; bem antes de você nascer; bem antes dos primatas; bem antes do dinossauros; bem antes do primeiro coacervado terrestre; bem antes do sistema solar; bem antes de se estabelecer o setor galáctico ZZ9 Plural Z Alfa; bem antes da via-láctea se formar; bem antes do  Big Bang; bem antes de Deus: havia exatamente NADA!
    E foi deste exatamente Nada, fazendo se valer a semântica do paradoxo, que surgiu de forma tão repentina e inesperada o TUDO, de forma que logo se fez surgir o Caos.
    Tamanho caos acumulado num só não-lugar, onde se tinha que coexistir tudo e nada ao mesmo tempo, fez originar uma grandiosa explosão, o qual eu chamarei de Deus (Por motivos óbvios. Devido sua grandiosidade, seu surgimento do nada, seu poder de criação e intervenção direta na vida — ao qual logo chegarei...).
    Deus então fez surgir várias outras explosões secundárias, que estão acontecendo até hoje, devido a sua grandiosidade (a explosão originadora/primaria/-mor) e infinidade de local (não-espaço) para que isso ocorra. Dentre estas explosões secundárias,  uma em particular recebeu o nome de Big Bang, e a partir dele surgiu várias outras explosões menores criando o espaço-tempo (para mais, vide mitologia), galáxias, sistemas planetários, estrelas, planetas, planetoides, asteroides, satélites, cometas, ... Espere aí!!! Algo um pouco mais diferente está acontecendo ali: na Terra.







    Uma série de acaso e eventos de precisão milimétrica e numa ordem certa, como distância entre a estrela mais próxima, e do centro da galáxia, uma colisão que fez surgir um satélite, gases certos se encontrarem, um resfriamento, reações químicas, eletricidade e voilà: Não foi feita por Frankenstein, mas surgia a VIDA!
    Por alguns motivos, mais e mais eventualidades casuais numa ordem temporal interessante, fez com que os mamíferos se sobrepujassem das demais raças (coisa de um meteoro ou dois e extinção de uns repteisinhos aí) e o homo sapiens se tornar-se uma raça bem adaptada, que se espalhasse por toda a face da Terra e fizesse com que você estivesse exatamente aqui! Lendo este texto! Tudo, é claro, por graças e obra de Deus!

    "Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o universo e porque ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável. Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu." — Douglas Adams 

    "A ciência atual não acredita mais em universo, mas sim em multiversos (ou multiuniversos)"


    Deus então não mais interfere na sua vida além dos indiretos e intencionais (ou não — como queira) acasos que ocorrem devido as milhares de coisas que estão acontecendo simultaneamente ao nosso redor.
    "O Universo, como já se sabe, é um lugar desconcertantemente grande, um fato que, para continuar levando uma vida tranquila, a maioria das pessoas tende a ignorar". O que faz com que a gente não consiga perceber tudo que está acontecendo ao nosso redor e por isto chamamos alguns fatos bem comuns de ACASO.

    Coisas inexplicáveis sempre vão haver, pois, como já citado, o Universo é bem grande e não importa quanto a gente se esforce a gente não vai conseguir a onisciência e nem vai conseguir compreender todos os fenômenos da natureza, nem por isto precisamos chamar de algo sobrenatural. Podemos aprender com a história, em que antes de descobrirem os microrganismos explicavam as doenças através de contos de demônios e tempestades como conversas de deuses, mas que hoje sabemos que são explicações ridículas e que não é tão ao acaso assim e nem depende do bom humor de seres misticos. Além de que sempre há a possibilidade de charlatanismo por trás de certos fatos misteriosos. Ou que é apenas uma boa história alegórica para se refletir na vida e possuir uma boa conduta (um guia).

    Para achar seu propósito de vida, muitas pessoa se apegam a instituição religiosa, e estas se apegam (pelo menos nominalmente) a algo maior: Deus(es) [ou Demônio(s), dependendo do caso]. O que não recomendo, pois é apenas uma tentativa de exteriorizar suas responsabilidades e problemas, além do problema de que tais instituições são regidas por humanos: que por sua própria natureza não são inteiramente bons (de corpo e alma - como se diz a expressão).
    Recomendo sim que arranje algo que te dê forças para prosseguir em frente, mas troque a religião por uma ligação direta com o que você acredita ser seu "Deus" que te ajuda e orienta, mas recomendo mais é amigos, pois esses te ajudarão a prosseguir em frente, poderão te dar conselhos sinceros que possam te ajudar e te orientar na vida (pense então que Deus orientará as palavras de seus amigos, se assim preferir).


    Resumindo: Não basei sua vida nas vontades de Deus e muito menos na sua Religião, mas como resultado e consequências de suas escolhas (virtú) e uma pequena parte pelo acaso (fortuna), sobretudo, como você consegue manusear as oportunidades (os acasos) a seu favor (pelo menos de forma que te afete o menos possível negativamente).
     E se algum dia você quiser reclamar da vida ou agradecer por ela, se manifeste para o Big Bang, não para Deus ;)

P.S.: "Se quiser ser uma pessoa mais feliz, nunca espere nada de ninguém; especialmente algo de bom".


-------------------------------
Esta é minha crença, sou Agnóstico e acredito em Deus, por pura fé, mas como tentei expor (é assim que o vejo), não creio que ele interfira na minha vida e não quero atormentá-lo com meus problemas vãos (comparado a sua grandiosidade), por isto apenas vivo sem pensar muito nestas coisas, se estou certo ou errado, pois este saber não mudará muito minha vida terrestre. Respeito de coração Todas as crenças religiosas (inclusive o satanismo), desde que não firam a liberdade do próximo. E procuro sempre fazer as coisas que acho certo e que possa satisfazer aos meus próximos. Se quero me formar e ter dinheiro é para que eu tenha condições de fazer boas ações ainda maiores e que sejam mais produtivas e rentáveis, pois não almejo poder (pelo menos não político — não pense só em política eleitoral constitucional). Quero deixar para este mundo um legado de ideologias e de oportunidades (quando possível) e não herança monetária.

Um abraço a todos e fiquem em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário