Legado


Conversando com Ian outro dia, chegamos ao assunto do que faremos pelo mundo, o que deixaremos de útil para a posteridade, se seremos, ou não, lembrados por algo que realmente fará a diferença na vida das pessoas.

Ser um grande cientista, pesquisar e descobrir formas de melhorar o mundo e as pessoas, propor mudanças e ser reconhecido, tendo seu nome marcado na historia, como um grande homem, que sabia o que dizia e dividia isso com o mundo, um visionário, com ideias a frente do seu tempo.

Ou um escritor, com obras notáveis e não apenas Best-sellers, que fala com propriedade de cada assunto a que se propõe, livros que serão eternizados.

Eu, pessoalmente, penso de uma forma mais minimalista. Acho que ser uma influencia na vida de uma única pessoa, de uma forma que realmente faca diferença na vida dela, ter uma contribuição positiva nas suas escolhas, já e muito valido.  

Um camponês que provavelmente apenas planta para o seu sustento, que não estende sua influencia para alem de sua propriedade e seu lar, mas que ensinou valores morais aos filhos e a quem o cercasse, contribuiu para o mundo passando adiante a ideia de ser um bom homem, deixando essa ideia ser difundida através dos que ensinou. Pode não ser uma garantia de que esse sentimento prevalecerá, mas muito da historia da humanidade foi passada de pessoa para pessoa, ate chegar aos livros e demais meios físicos de se guardá-las.

O legado deste camponês pode não mudar o mundo, assim como escrever uma musica brilhante pode não mudar, mesmo passando centenas de vezes pela mente de fãs que a cantarão e não entenderão sua mensagem; como um belo conto moralista escrito com tanto empenho, mas que não será entendido, na sua forma metafórica, por quem o lê; como qualquer ideia, por mais brilhante que seja, pode não ser acatada por ninguém.

O avô que conta estórias para o neto, a professora do ensino médio que indicou um livro que você gostou e abriu caminho para uma vida de leituras, o curandeiro do interior, que ensinou às jovens mães de família os chás que eram uteis para cada momento... Eles deixaram um legado.

Esse legado não e eterno, mas contribuiu com alguém e fez-lhos lembrados, lembrados por um milhão ou por cem pessoas.

Uma visão muito poética, e talvez eu poetize em excesso a vida, talvez ela seja mais fatos concretos que sentimentos e visões pessoais, e ainda não sei qual será o meu legado... talvez seja em forma de versos.

E você, leitor, o que vai deixar de bom para este mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário