Poems, everybody! Poems!

   Mysterious scribblings? A secret code? No, poems, no less! Poems, everybody!
   Rabiscos misteriosos? Um código secreto? Não, poemas, nem menos! Poemas, todos!


"Money / Get back / I'm all right, Jack / Keep your hands off my stack.
"Dinheiro / voltar / Eu estou bem, Jack / Mantenha suas mãos da minha pilha.  
"New car / Caviar / Four-star daydream / Think I'll buy me a football team."
"Novo carro / Caviar / quatro estrelas, sonho / Acho que vou me comprar um time de futebol."

***
     'Indecifráveis poemas contemporâneos!: Amontoado de palavras aleatórias que às vezes aparecem em versos e que não necessariamente precisam fazer sentido. Na verdade, para ele ser contemporâneo, ele não pode fazer sentido algum em hipótese nenhuma!'
     Creio eu que o parágrafo acima se equivalha à opinião de muitas pessoas. Infelizmente, pois estas acabam caindo no causo de que "provavelmente o autor é um simples cara que vomita randomicamente palavras numa ordem aleatória com o intuito de sacanear as pessoas", de forma inicial como um comentário, mas que acabam acreditando no que dizem e ignoram completamente aquilo, já que acham que dedicar tempo aquilo seria uma perda de tempo.
     O real problema, talvez, seja apenas que há uma falta de sincronismo entre o leitor e os escritos (como se você escutasse uma música lenta e meio triste, que você goste, num momento em que você está feliz, alegre, agitado e ansioso), e pensar na arte, em geral, em sua história e entendê-la, talvez, o aproxime de sua sincronia, e a julgue melhor. Por alto, vou jogar uma visão bem simplista minha:

     No começo a poesia e a música somente existiam como um só, por isso eram ritmados, rimados e contavam histórias, e por isto eram belas. Com o passar do tempo a poesia começou a ganhar autonomia e começou a ser declamada, sem mais a batida instrumental, mas tinham cada vez mais rimas e métricas, e por isto eram belas. Com o passar das eras as rimas se desenvolveram e os sentimentos e as expressões ganharam mais o foco do que as histórias em que apareciam.
     O plágio e o comum nunca costumou entreter muito o ser humano, por isto sempre buscamos o inovador, o diferente e o chamamos de belo. Devido a isso começaram a separar as coisas, como por exemplos as rimas: em pobres, ricas, raras e preciosas. Foi devido a necessidade da inovação que a poesia foi se desenvolvendo.
     Com o passar do anos a rima não era mais tão importante para caracterizar a poesia, e sim o que ela conseguia expressar, e nisso o ritmo da métrica, a ambiguidades e as demais figuras de linguagem ajudava. O conteúdo ia passar a ser o foco. E como nunca a poesia continuava bela. E com o tempo a importância da arte de se expressar através das palavras foi ganhando força; "Mas como se expressar tão bem em poucas palavras? E mesmo que eu tivesse todas as palavras do mundo, como eu conseguiria me expressar nelas? Como explorar as múltiplas divergências sem se tornar aborrecedor e direto? Como fazer o leitor sentir o que eu estou tentando passar? Como fazer o leitor ficar pensando no assunto e seus múltiplos casos?"
     Os poemas então começaram a ganhar formas, simbolismos, utilizar de pequenas referências para resgatar e tratar de grandes e complexas ideias, de forma ao leitor ter que parar para refletir as diversas ramificações e possíveis significados para as palavras e ideias e a vida e o universo e tudo mais...
     Hoje os poemas ganharam um nível cada vez maior de refinamento, uma verdadeira arte literária, da sutileza, do misterioso, do que incomoda e faz você parar e soltar um "Dafuq is it? (What fuck is it?)", "o que este cara queria dizer com isto?".
     Atualmente para compreender a principal ideia daquelas palavras (se é que há uma principal) há uma exigência cada vez maior de carga literária e de conhecimentos gerais, da atualidade e de costumes/culturas das populações. E por isto elas são belas!!!
     Não é para entendê-lo numa primeira leitura ou de uma forma tradicional. É preciso brincar com as palavras e jogar com elas e não ser tão denotativo; e a cada momento de sua vida que você ler aquilo, provavelmente entenderá uma coisa diferente e/ou a mais, o que lhes dá um aspectos de arte cada vez mais profunda. Mas não quero dizer, jamais, que uma poesia rimada, métrica e em versos padrões tenha deixado de ser menos bela por isto, é apenas como se fosse uma arte diferente, e por isto deve ser apreciada de forma diferente, mas não com menos intensidade.
     Não se deixe limitar pelas palavras! Pare de denegrir com comentários de desdem e passe a apreciar a arte ainda pouco compreendida.



----------------------
Um pequeno reforço aos convites !

Nenhum comentário:

Postar um comentário