A Verdade


A verdade é relativa, assim como a mentira. Partindo do pressuposto que diz a verdade ser apenas a ausência de argumentadores empenhados e não-preguiçosos, pode-se dizer que tudo o que consta acima é uma mentira. Ou não, o que depende exclusivamente do clima e dos filmes que estiverem em cartaz.
Outra forma de encarar essa questão seria confiar na eficácia dos preservativos como meios de perpetuar a espécie ou simplesmente acabar com a fome no mundo participando de campanhas altruístas da Coca Cola. Como a relatividade é bem clara, existe uma chance de que estes métodos funcionem, mas convenhamos, é mais fácil esperar que a sua Santidade o Papa resolva esses problemas.
As verdades e mentiras às quais me refiro são as humanas, aquelas inerentes ao ser pensante mais irracional do planeta. Não, por exemplo, às leis da física e às teorias de fenômenos químicos, pois estas se restringem à percepção, mesmo que algumas fujam dos nossos cinco sentidos.
A aceitação de uma verdade está vinculada ao conformismo de um indivíduo. Não quero aqui dizer que toda verdade é manipulada e somente aceita por ignorantes, mas definitivamente são ignorantes aqueles que aceitam verdades manipuladas. Só não se engane: aqueles que dizem conhecer toda a verdade são os que menos o fazem. A única vantagem de se dizer sabedor das verdades é ter feriados em seu nome.
Verdades são coisas muito íntimas, ao contrário de mentiras. Uma verdade imposta, exterior e nada empírica só é verdade por instantes. Já uma verdade individual e única pode ser sepultada ao lado do seu crente. Não conclua equivocadamente que não existam verdades universais, ou seja, aquelas que não apresentam sequer uma única refutação e que, portanto, são aceitas por todos. Mas estas não são verdades humanas, são naturais e nos precedem.
Uma mentira pode ser maquiada, repetida e burocratizada a ponto de durar um bocado de séculos. Pode não ser nociva e simplesmente indiferente na vida da grande maioria das pessoas. Pode até ser bem-vinda para alguns quando toma o lugar de uma lacuna na verdade. O fato é que mentiras são um câncer profundamente enraizado no organismo social e que talvez permaneça latente por muito tempo, mas terá de ser extraído sob pena de levar-nos ao óbito.
Falar de verdades e mentiras, palavras antagônicas por convenção, é uma oposição barata, sensacionalista e bem oportuna, eu diria. Mas quem sou eu para negar a eficácia de doutrinas dualistas ao longo de tantas primaveras?
O homem se sente instigado e confortado, ao mesmo tempo, quando lhe são delimitadas as fronteiras. As fronteiras entre verdade e mentira, por exemplo. É fácil viver de acordo com uma cartilha e não ter de concluir nada. É como jogar xadrez com um conselheiro que tem interesses em comum com o seu adversário. Ele não te dará conselhos ridículos (levando em conta que você não é tão estúpido), mas pode-se praticamente afirmar que ele te levará à derrota.
Sim, verdades são boas e mentiras, por conseguinte, ruins. Mas nem tudo (ou a maioria) do que você acredita ser verdadeiro o é realmente. Logo, é ruim ter verdades absolutas, pois elas podem ou não ser reais.
Verdades também são fúteis e volúveis. Algo que te parece extremamente puro e inegável pode não mais o ser no dia em que você acordar pela manhã e não achar nenhuma cueca limpa. O que diferencia tolos de sábios é o fato de que os primeiros vestem a menos suja das cuecas enquanto os segundos preferem não usá-las de modo algum.
Ainda nessa belíssima analogia das roupas de baixo, pode-se dizer que sábios são os que esperam enquanto suas cuecas são lavadas e secas ainda que se exponham aos fungos e outras pragas. Mas o que não se pode fazer é acreditar em verdades aparentes por não ter outras melhores.

8 comentários:

  1. As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades

    ResponderExcluir
  2. então, o que sabemos se nada é verdade ou mentira?

    ResponderExcluir
  3. Como diria um cara quase tão misterioso quanto nossa querida amiga Sunrise, Só sabemos que nada sabemos.

    ResponderExcluir
  4. é realmente vcs tem razão! :D:D
    by:Jennifer

    ResponderExcluir
  5. \õ/
    Bem formulado e bem escrito!
    Só não entendi o que tem haver cuecas com o assunto... rsrsrsrs

    "De repente... cuecas! ...e sábios!
    Logo, os Sábios não usam cuecas ! lol"

    ResponderExcluir