kabkaj para adoçar seu dia

   É interessante analisar que uma das coisas mais doces e gostosas da gastronomia deriva de um produto tão amargo e intragável; Que as coisas boas só existem por causa das ruins e uma deriva da outra; Interessante como um presente direto de Deus é o objeto que o Capeta colocou em seu caminho; E que uma das coisas mais prazerosas para você pode ser a mais agonizante das torturas para outro. Me refiro, pelo menos primordialmente, ao chocolate.

   O chocolate do jeito que conhecemos hoje é uma invenção européia, mais especificamente da Espanha. Isso porque o cacau é uma fruta nativa da América, comum de regiões tropicais e bastante adorada pelos indígenas locais, os quais foram dominados pelos espanhóis no século XVI, fazendo com que o europeu tivesse contato com tal fruta.
   Curiosamente o cacau era considerada pelos indígenas, como os Maias, uma fruta dada diretamente pelos deuses aos homens e por isso largamente consumida (principalmente em rituais). Preparada com água quente essa bebida ganhava o nome de kabkaj, que significa bebida amarga, que coincidentemente, ou não, é extremamente saudável, porém extremamente intragável também.
   E foi tentando melhorar o sabor do kabkaj que chegamos nessa maravilhosa mistura de cacau, amêndoas, leite e açúcar, que se dá o nome de chocolate e que se associa diretamente com ovos, fazendo assim surgir a Páscoa! Ou algo do tipo... Nunca entendi direito essa parte.
   Mas importante saber que o chocolate já foi, e para alguns ainda é, uma especiaria enviada das profundezas do inferno, pelo menos para os católicos, pois primeiramente era uma fruta de crença pagã, mas ninguém deu a mínima e continuou comendo; depois foi acusado de ser uma droga que viciava, mas pesquisadores sérios analisaram o doce e disseram que o chocolate não gera nenhuma dependência física e por fim, só para dizerem que não estavam errados, posteriormente foi acusado de ser o principal alimento causador da gula (um dos sete pecados capitais), mas depois essa baboseira toda caiu no esquecimento geral.
   Tirando isso, o chocolate nos remete a um questionamento gastronômico relativamente inútil, que é a mistura de alimentos, pois apesar de o cacau ter propriedades benéficas ao nosso organismo (em especial no sistema circulatório, além de ser um estimulante cerebral entre outros), junto com o leite essas propriedades são bruscamente reduzidas, por isso o chocolate mais saudável são os amargos, os quais possuem um maior teor de cacau e menor de leite. Neste caso o leite impede absorção de antioxidantes, mas misturas como "café com leite" se mostram também não muito positivas, pois a cafeina do café impede a absorção do cálcio, ferro e algumas vitaminas proporcionada pelo leite (o café ingerido após as refeições é ruim também, pois causa o mesmo efeito, impedindo que nutrientes e vitaminas importantes sejam absorvidos bem). Apesar disso nem todas misturas são ruins (como o arroz com feijão) — lembrando que a mistura de manga com leite é mito,se não não existiria creme de manga, e isso já envolve uma questão histórica...
Mito também é sobre as propriedades afrodisíacas e a estimulações de espinhas
   Porém apesar de o chocolate trazer benefícios, deve ser ingerido (como tudo nessa vida) com moderação, pois é um alimento de alto teor calórico, sendo coincidentemente o ao leite mais calórico do que o (meio-)amargo.

   Devido a Páscoa, muitos devem ter chocolates em suas casas e devem se deliciar com eles prazerosamente após a refeições ou simplesmente em um momento casuais ou pré-menstruais, porém apesar de para você ser a coisa mais gostosa do mundo, não são todos que acham isso. Há pessoas que simplesmente passam mal após comer o menor pedaço que seja, em que ficam vomitando continuamente; mas o pior mesmo é quando dão chocolate para seu cachorro que faz cara de pidão, pois para alguns animais o chocolate é extremamente tóxico e venenoso, incluindo os cães.
   O fato é que só não paramos de consumir chocolate para ajudar os UpaLupas não perderem seus empregos! Ainda mais em tempos de tamanha crise mundial!


-----------------------------
Para quem queria assistir o filme The Artist:
         http://filmeshunter.com/comedia/o-artista-the-artist/

7 comentários:

  1. Vc me fez lembrar que só ganhei um ovo de chocolate caseiro e pequeno aos meus olhos... rs. Hj comprei um bombom 'ouro branco' para consolar a mim mesma, pq na verdade queria um nº 21 dele, nem precisava ser tão grande, tá vendo?! Mas enfim, é tão estranho passar a 'semana santa' sem 'ovo de páscoa'!!! :/ Ao menos não terei que malhar dobrado para queimar as calorias... hehehe. Legal sua colocação sobre a história do chocolate, embora me remetesse a essas lembranças... Não consigo entender como algumas pessoas não gostam, mas respeito, claro... rs. Tem gente que só come branco, pq não gosta do preto e vice-versa... eu tenho intolerância à lactose, mas posso comer uma quantia razoável de chocolate que não passo mal. Hummmm, meu sobrinho de quase 2 aninhos fala 'iate' qdo vê um e já gosta, isso não é nada bom... Enfim, boa noite!!! >.<

    ResponderExcluir
  2. Então não era despropositado todo aquele papo sobre o chocolate aquele dia...tinha um texto a caminho... Esqueceu de acrescentar uma parte fundamental,que na Lumpalândia o cacau era endeusado...mais ou menos como nós(a maioria) garotas fazemos com o chocolate em certo período do mês.

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrs
    as tensões pré menstruais...

    nas minhas pesquisas, eu vi que o chocolate tem maior influência no gênero feminino devido aos hormônios, fazendo-as se sentirem melhores e com que sejam mais sedentas por chocolate dos que os ♂

    bem, até aquele dia não tinha um texto a caminho! xD
    fiz ele porque eu queria algo relacionado com a Páscoa e não sabia exatamente o que... aí tava fresco na memória e acabou saindo. Perceba que pouco tem da minha opinião, são mais curiosidades mesmo.


    Grazi, sinto muito :/
    e se é bom ou ruim eu não sei ^^
    Mas um extra: Chocolate Branco não é chocolate! Pois chocolate necessariamente tem que ter cacau e na receita "do branco" vai manteiga de cacau, açúcar, leite, lecitina e baunilha, sendo que manteiga de cacau é apenas a gordura tirada da semente do fruto, sendo também extremamente calórico e pouco saudável.
    Acho que isso soa meio decepcionante para você... :x
    Malz!

    ResponderExcluir
  4. hehehe... obrigada pela informação, deve ser por isso que meu organismo intolerante a lactose, reage "piormente" ao branco :/

    ResponderExcluir
  5. Sobre a páscoa:
    DÚVIDAS PASCAIS
    - Papai, o que é Páscoa?
    - Ora, Páscoa é... bem... é uma festa religiosa!
    - Igual ao Natal?
    - É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
    - Ressurreição?
    - É, ressurreição. Marta, vem cá!
    - Sim?
    - Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
    - Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
    - Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?
    - Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
    - Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
    - É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
    - O Espírito Santo também é Deus?
    - É sim.
    - E Minas Gerais?
    - Sacrilégio!!!
    - É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
    - Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!
    - Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
    - Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
    - Coelho bota ovo?
    - Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
    - Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
    - Era... era melhor, sim... ou então urubu.
    - Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia que ele morreu?
    - Isso eu sei: na Sexta-feira Santa.
    - Que dia e que mês?
    - (???) Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-feira Santa e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia.
    - Um dia depois!
    - Não, três dias depois.
    - Então morreu na quarta-feira.
    - Não! Morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
    - Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
    - É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
    - O Judas traiu Jesus no sábado?
    - Claro que não! Se Jesus morreu na sexta!!!
    - Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
    - Ui...
    - Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
    - Cristo. Jesus Cristo.
    - Só?
    - Que eu saiba sim, por quê?
    - Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
    - Ai Coitada!
    - Coitada de quem?
    - Da sua professora de catecismo!


    Luis Fernando Veríssimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha
      Veríssimo é foda! rsrsrs

      Vlw Hádron!

      Excluir
    2. O que me preocupou foi o café, meu querido líquido negro, não sabia desses efeitos negativos, mas tomarei as devidas providências pra evitar os efeitos negativos.
      Eu gosto de todo tipo de chocolate, mas notei que o que eu gosto mesmo é dos subprodutos dele, vai virando um monte de ingredientes que se distancia muito do sabor original.
      Eu nem ganhei chocolate na forma comercial típica dessa época, mas para compensar essa ausência eu comprei uma barra, que é mais barata, como a colega lá de cima.
      Parabéns pelo texto, bem referencial, com curiosidades bem interessantes.
      Também gostei do diálogo do Veríssimo.

      Excluir