O Brasil precisa de uma reforma eleitoral


Talvez mais ainda do que as reformas agrárias e tributárias, o Brasil precisa da reforma eleitoral. Esse sistema só perpetua no poder as elites e essa oligarquia mal disfarçada.
É fato que ganha eleição nesse país só o candidato que tem faraônicas verbas de campanha e alianças entre partidos. A soma desse dinheiro de campanha é tamanha que o sujeito leva os quatro anos de mandato para pagar as dívidas, e por vezes até o segundo mandato, que é prontamente ajeitado pelos credores.
Portanto, o primeiro ponto seria estipular um teto, uma quantidade máxima de verba de campanha para todos os candidatos registrados. Dessa forma, o político seria obrigado a conseguir seus votos maneira mais “honesta”, digamos, através de ideias e de debates. É evidente que, juntamente com essa lei, seria necessária uma vigilância muito mais acirrada; mas nem assim poderíamos nos enganar: o dinheiro brota de todos os cantos e para nas mãos destinadas sem deixar rastro.
O segundo ponto seria estabelecer um tempo exatamente igual de destaque para todos os candidatos nos horários políticos gratuitos de televisão e de rádio. É ridículo ver um candidato ter meia hora, jingle, dramaturgia e efeitos especiais, enquanto o outro mal tem tempo de falar nome e número, isso com cortes precisos no início e no fim e sem pausa para respirar.
O terceiro desses pontos seria a proibição de todo e qualquer tipo de sujeira em campanha. Ao inferno com os panfletos, os adesivos, os carros de som, os santinhos e afins. Faça campanha nos meios apropriados e vá atrás de saber mais sobre os candidatos aquele que tiver real interesse em conhecer, e não apenas olhar com a boca escancarada cheia de dentes.
O quarto e derradeiro ponto seria a não-obrigatoriedade do voto. Gente que vota por obrigação, vota simplesmente por obrigação. A retórica é óbvia e até soa mal. Mas essa é a verdade. Deveria votar só quem quer fazer valer sua opinião.

“A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras”. (Winston Churchill).

3 comentários:

  1. Isto é uma petição? Onde assino meu nome?


    Acho engraçado uma democracia em que você não tem o direito democrático de escolher votar ou não (exceto entre seus 16,17,18 e anos posteriores a 70 anos de idade), sem que isto possa gerar consequências negativas para quem escolher a opção que realmente deseja.

    e Sinceramente, isso que você propôs, entre outras coisas relacionadas, são tão óbvias. Pelo menos eu pensava assim até surgir a Lei Ficha Limpa, a qual me surpreendeu muito. Sempre achei, de verdade, que já existia há muito tempo leis que impediam que pessoas com problemas judiciais a se candidatarem... Sempre pensei que um presidiário não poderia se candidatar a presidente da república, desde de criança, pq parecia óbvio que leis proibiam. Assim como sempre achei que existiam leis que puniam os candidatos dos santinhos espalhados nos chãos das portas das escolas onde se votam, pois de todo modo é poluição. Assim como também os Carros com auto-falantes com musiquinha genérica remixada como nome do candidato e seu número. Sabemos que não convence ninguém a votar neles e só enchem o saco e ninguém gosta, então pq não proíbem como atentado a ordem pública?
    Creio que estas pequenas coisas não sejam óbvias só para mim... E por serem tão pequenas que eu achava que já eram situações resolvidas, mas percebi que não são, e por isto, eu assinaria (se fosse o caso) pois sei que apesar de sabermos que é o óbvio, o que queremos e o certo a se fazer, ninguém fez nada ainda para que acontecessem, mesmo sendo uma necessidade de tempos atrás, que por algum motivo continua a passarem intactas pelas gerações.

    ResponderExcluir
  2. http://eleicoes.uol.com.br/2012/noticias/agencia-estado/2012/10/10/morre-idosa-que-escorregou-em-santinhos-em-bauru-sp.htm?cmpid=ctw-eleicoes-2012-news

    ResponderExcluir
  3. A única coisa que funciona é a mobilização em massa, a seguinte propaganda: http://www.youtube.com/watch?v=aOqwY9JkSDk foi retirada do ar porque um número significante de pessoas que se sentiram ofendidas reclamaram, perturbaram a paz do governo. Quando a Poluição,os jingles, os santinhos INFERNAIS, tem apenas um problema que impede a sua eliminação: ELES FUNCIONAM. Certo dia, no ônibus ouvi um Sr comentando, ah, quando eu vou votar eu pego um satinho daqueles que tá na rua e voto no número que está atras... Pior que todo comentário político, o comentário deste senhor acabou com o meu dia...

    ResponderExcluir