O Estigma do curso pouco concorrido.


"Este texto é dedicado aos forte de coração e de paciência!"

                Os leitores que já fizeram, ainda não fizeram, mas já optaram e os que estão fazendo um curso superior com menos de sete por vaga sabem do que estou falando.
                Ok Ok, façamos justiça. É Necessário grande esforço para se entrar em uma faculdade pouco concorrida? Não. Mas essa realidade, EM HIPÓTESE NENHUMA, deveria desmerecer, como desmerece, esses cursos (afinal, passar no vestibular não te garante um diploma). Eu sofro essa espécie de bullying social. Eu já aprendi a lidar com isso, mas vejo nessa “discriminação” uma espécie de tendencionismo econômico e psicológico.
Bem, ainda vivemos a síndrome do DMEA (Direito, Medicina, Engenharia e Administração). Do ponto de vista econômico, se você for um bom profissional, nada melhor, mas gostaria de colocar a seguinte questão. E se não existisse o físico? Onde estaria a Engenharia agora? E Se não existisse o psicólogo e o sociólogo? Aonde é que o Administrador estaria? É disso que estou falando. Algumas pessoas (que eu conheço, inclusive) adorariam fazer letras, por exemplo, mas optaram por fazer Direito. Não digo que não é sensato, poxa vida, olha só o salário de um bom advogado, mas não se deve, em virtude disso, condenar as pessoas que optaram por cursos mercadologicamente pouco viáveis. Até porque, vou parecer um sonhador falando isso, mas eu realmente acredito que boas ideias e empenho são bem remunerados em qualquer campo de atuação.
                Quando me perguntam qual curso estou pensando em fazer já falo logo “Vou fazer ciências sociais e serei vagabundo mesmo”. É necessário encarar os fatos. Não espere uma salva de palmas por escolher um curso pouco concorrido, vai ter zoação mesmo, vão surgir críticas e o escambal, o que você tem que fazer é analisar seus sonhos, tanto pessoais como financeiros.
                Eu sou zoado, o cidadão Marco Aurélio (que escreve para essa bagaça) vive fazendo piadinhas, eu não o culpo, se eu encontrasse alguém que quer fazer Museologia eu também zoaria. Dependendo das intenções da pessoa, uma piadinha pode ser levada na esportiva, mas se vier com pejorativos, eu saco meu 38 que carrego na canela e a coisa pode ficar tensa.
                Acho que a mensagem que eu gostaria de deixar mesmo pro pessoal que optou por um curso estigmatizado é a seguinte: Se você TEM CERTEZA da sua opção e não está fazendo a escolha só pela (suposta) facilidade, vá em frente! Acho que nossas escolhas devem ser feitas a luz das nossas vontades e não manipuladas. Um caso peculiar ocorreu no próprio Fórum de profissões da UFG (Universidade Federal de Goiás), o professor que ministrou a palestra de ciências sociais era formado em Direito, credenciado na OAB e havia exercido como advogado, mas, cansado da profissão, optou por fazer uma segunda faculdade (ciências sociais) e disse que não poderia ter sido mais feliz na escolha.
                No final das contas, você será zoado quando manifestar sua opção, enquanto estiver cursando o curso escolhido, quando já estiver formado e por ai vai, mas lembre-se que você fez aquilo que queria e SEJA FELIZ! Rico? Talvez.

-----------------------------------------------------------
É isso ai pessoal! Comentem!
PS: Atualizem o calendário do campeonato apocalíptico, mais um confronto foi marcado. O mesmo pastor que disse que o mundo iria acabar dia 21 de Maio (e não acabou, que frustrante) disse que sua previsão estava adiantada e que a DATA CORRETA é dia 21 de Outubro! Fika a Dika.

4 comentários:

  1. First o/
    Bem, concordo com a parte de querer fazer o que gosta, mas do que adianta fazer o que gosta e passar fome??Realmente um bom profissional,não importa qual área, terá sempre emprego, talvez não ganhando tão bem quanto um sirurgião, mas o bastante para ser feliz...
    mas tem que ser muito vagabundo e preguiçoso para fazer ciências socias kkk

    ResponderExcluir
  2. Eu chamaria essa Sindrome de DOMEA, pois conheço muitas pessoas que pretendem fazer ODONTOLOGIA só pelo dinheiro, sem contar que é um dos cursos mais bem concorridos também.

    Uma dica para quem pretende fazer DIREITO..., o curso de DIREITO está em "superavit", ou melhor dizendo, desde o século passado, esse curso no Brasil tá sobrando gente!! Facilmente se visualisa isso indo ao Forum da sua cidade..., tem adovogado para qualquer lado que você olhe, se brincar até na lixeira..., então quem for fazer tal curso, faça realmente por paixão e busque ser o melhor no que você faz disparado na frente, porque a área está muito lotada mesmooooooo!!!!

    Eu acho que independente do curso, você será recompensado, bem recompensado, se você fizer com o melhor de si e fazendo o que você gosta..., um exemplo real que eu conheço, é um amigo professor meu está a ganhar mais dinheiro que muitos médicos, inclusive mais dinheiro que um amigo dele ,médicos, que era amigo dele na escola, que era o tradicional CDF (o chamado, erroniamente, de NERD hoje em alguns locais do Brasil) de acordo com suas próprias descrições...


    E o que o Ian chamou de "Fórum de profissões da UFG" é o "Espaço das Profissões UFG"
    e
    ao contrário do que o mesmo falou, eu não acho que devem menosprezarem esses cursos pouco disputados...


    O último exemplo dado caiu perfeitamente... ^^
    Muito legal aquele professor da palestra =)


    Parabéns pelo texto.



    P.S.: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, valeu pela dica..., vou atualizar o calendário.

    ResponderExcluir
  3. realmente camaleão... mas tenho um sentimento positivo quanto ao meu (incerto) fúturo nas Ciências Sociais.

    XD

    Vlw! pelos comentários people! e os próximos tbm

    ResponderExcluir
  4. É engraçado como as pessoas gostam de se "preocupar" com a vida dos outros. Mande um grade FODA-SE pra essa galera e vá curtir o seu curso e sua vida profissional, pois é sua e não deles.

    Como já dizia aquela célebre frase: cada um gosta daquilo que mais te agrada.

    :-P

    ResponderExcluir