De boca + ejar: os bocejos e o reflexo humano


O dicionário Aurélio define o bocejo como “Abrimento espasmódico da boca, com aspiração seguida de expiração prolongada do ar”.  O processo é bem sabido: sua boca abre e o queixo cai, permitindo que você inale a maior quantidade possível de ar; ao inspirar, o ar enche seus pulmões, seus músculos abdominais flexionam e seu diafragma é empurrado para baixo; o ar que respira faz seus pulmões se expandirem ao máximo, e depois uma parte deste ar é expelida para fora do seu corpo. Mas as causas dos bocejos são um mistério ainda não desvendado pela nossa mais requintada ciência.
Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Birkbeck, em Londres, afirma que o ato de bocejar é uma maneira das pessoas demonstram empatia entre elas, como uma comunicação involuntária entre organismos próximos. Não é à toa que, segundo a Wikipédia, algumas crenças acreditam que o bocejo é a conexão de uma alma com outras. Certamente o processo de bocejar tem algo de muito sobrenatural no meio...
O que é legal nisso é que dá para perceber claramente como o cérebro é poderoso e controla os menores detalhes do funcionamento do corpo com uma precisão absurda. Até quando alguém boceja perto de outra pessoa qualquer, o efeito contagioso é quase certeiro. Isso confronta aquela ideia que temos de que os bocejos só são causados por tédio, cansaço ou indisposição. Um bocejo leva a outro e a menção de bocejos os traz à tona.
Outras ferramentas que funcionam involuntariamente são piscar e respirar, mas dessas pelo menos sabemos com certeza as causas e as consequências. Piscamos para evitar que algumas substâncias entrem em contato com a córnea e também para lubrificar a superfície ocular. E respiramos... bem, acho que nem preciso dizer pra quê.
Já reparou que, sempre que alguém começa a falar sobre a involuntariedade de piscar ou respirar, você acaba perdendo essa capacidade e fica refém de fazer tudo isso com um grande esforço? Parece que, por pura sacanagem, seu cérebro desliga o interruptor do automático e passa para o manual, onde tudo é precário e desesperador. Você começa a ter que se forçar a lembrar de piscar antes que os seus olhos disparem a arder e lacrimejar; também tem que controlar a respiração, antes de começar a ficar roxo e com sequelas no cérebro.
O objetivo do post não era deixar todo mundo sem piscar nem respirar direito e bocejando sem parar. Era só lembrar de como as coisas são perfeitas e isso só pode ser prova da existência de deus. E, se você acreditou que eu realmente queria provar a existência de deus, isso é uma prova de que minha ironia é muito deficiente.

Proponho que você faça um teste de cunho extremamente científico. Chame alguém para ler este post e, sem dizer nada, conte quantas vezes essa pessoa bocejou durante a leitura. É impressionante! Eu mesmo acho que já oscitei mais de vinte vezes. Só não pensem que esse bocejar todo é por causa do tédio; porque ninguém fica entediado no Machado de Eugênio...

7 comentários:

  1. Sua ironia é deficiente kkk
    se não tivesse explicado eu juraria que tava falando sério x)
    e eu parei pra piscar umas 50 vezes kk

    ResponderExcluir
  2. Seria bem mais legal e tenso se perdêssemos a involuntariadade do coração quando parássemos para notar...
    Imagina só! Ficaríamos a todo momento bombeando o sangue para não morrermos de parada cardíaca.

    :P

    ResponderExcluir
  3. Sua ironia é deficiente kkk [2]

    ResponderExcluir
  4. Sua ironia é deficiente kkk [3]

    Bucejar eu não bucejei nenhuma vez e a respiração eu já estava notando ela desde que fiquei gripado (hoje)..., mas piscar... foi umas 50 vezes tbm... posksopksopsk

    ResponderExcluir
  5. Sua ironia é deficiente kkk [4]
    Bocejar não bocejei mais piscar e ficar respirando no manual kkk foi tenso !

    Enfim bocejar afinal relaxa !

    ResponderExcluir
  6. Sua ironia é deficiente kkk[5]
    Incrivel..bocejei varias vezes, mas foi por causa do sono!sahusahsuahsau

    ResponderExcluir
  7. Que fail kk
    Só eu sou tão suscetível a essas coisas então.
    Não posso nem vir aqui comentar que começa o suplício dos bocejos! haha

    ResponderExcluir