Juventude Revolucionária? 2.0

       ...
       Empolgado com o assunto, resolvi continuar a discussão que ficou em aberto, referente ao texto Juventude Revolucionária (Ou Será que não?), deste mesmo blog.


      Os assuntos gerais, no Brasil, atualmente, estão sendo três: o Casamento do Príncipe Charles, Morte do Osama e para variar, um assunto brasileiro, o aumento do preço da gasolina, que só deve ter sido percebido devido a um misterioso e sobrenatural caso que vem ocorrendo de faltar mais dinheiro no final do mês do que de costume (porque faltar dinheiro no final do mês sempre falta; não importa sua classe social).
#     Os goianienses (cidadãos da cidade de Goiânia, capital de Goiás) são os que mais estão sofrendo em toda essa especulação do petróleo. "Especulação?" Especulação, sim! Após um rápido cálculo de pegar o preço do barril do petróleo, que geralmente está em dólares, converter para real e dividir pelo número de litros que equivale um barril (que se não me engano é 157 litros), achamos que o preço de um litro de gasolina mal chega a um real direito. Repito: um real do preço da gasolina.
       Bem, o que faz então, a gasolina, chegar a esse preço preço atual, de mais de três reais, quase quatro? Uma das consequências daquilo que as multinacionais tentam fazer em cima da gente: lucrar. Após passar pela Petrabrás, pelas empresas de transporte (geralmente caminhões), frentistas e postos de gasolinas, onde ao passar por esses locais todos tentam lucrar um pouco com o produto para sobreviverem nesse mundo capitalista, o preço da gasolina sobe, mas não para por ae. Esqueceu dos impostos? Tem que cobrar os impostos federais, estaduais, municipais e até mesmo os de importação, pois parte do petróleo nosso é do Oriente Médio, porque o petróleo brasileiro não é de boa qualidade... Lembrando que mesmo o petróleo importado passa pela a Petrobrás, porque ela quem distribui e pela lei federal brasileira, precisa haver a adição de etanol na gasolina.

#     Para não entramos em teorias conspiratórias, não irei citar Osama Bilanden (já citando), veremos no que vai dar essa história. Mas "façamos um minuto de silêncio para nosso companheiro Bin Laden"...


#     Mas por que tanto alvoroço no casamento do Príncipe Charles? Simplesmente por que é um príncipe se casando? Também. O fundamental motivo para tanta expectativa para este casamento — e entrando finalmente no nosso assunto — foi porque, ao contrário da população brasileira, o povo britânico estava indo as ruas para acabar com a Monarquia, que existe até hoje no Reino Unido, o qual mesmo sendo uma Monarquia Parlamentarista, a família real (monarca) recebe salários mensais absurdos (mais de 20 mil por mês, cada um) só para serem símbolos, pois eles não mandam em nada, quem manda na bagaça é o parlamento.
       Não sei por que motivos os brasileiros não conseguem ver que esses salários para pessoas do "governo" é pago com o dinheiro nosso, através dos nossos impostos (nem preciso falar que temos o maior imposto do mundo, né!?...) !  Bem, como os britânicos não tem o mesmo gênero brasileiro (de deixar a cada semestre nossos senadores e deputados quase triplicarem seus salários e aumentar nossos impostos, com a desculpa esfarrapada de que com altos impostos controlamos a inflação e as taxas de juros, o que é uma grande mentira, pois a própria Inglaterra tem uma taxa de juros 20 vezes menor que a nossa e controla a inflação, se brincar melhor que a gente, e com baixissímos impostos; mas falemos disso uma outra hora...) eles estavam lutando pelos seus direitos, indo as ruas e reclamando o altíssimo salário que eles pagam pra sustentar essa família que não serve para nada (literalmente); são apenas símbolos.
       Eis que chega o bixo que sangra todo mês e num morre, e que de acordo com a bíblia, nos tirou o paraíso: a mulher (!); Aliais, uma mulher, neste caso.
       A referida plebéia mudou toda essa história. Por o príncipe ter se noivado com uma que não era da realeza e esta ter conseguido uma grande aceitação e simpatia do povo a monarquia que não é boba nem nada, fez ampliar esse negócio, de forma que todos se voltassem e focassem nesse casamento afim de conquistar mais ainda o coração do povo. Por isso esse sensacionalismo todo.
       FUNCIONOU !
       As revoltas pararam e todos ficaram fixos na espera deste casamento. A Inglaterra parou, enquanto a Rainha [que não hora do "Salve a rainha" ela não cantou =´(] continua a receber sua fortuna mensal. O investimento em cima deste casamento para atrair todas as atenções e amplificar aquele sentimento comovente foi tão brutal que o mundo inteiro parou pra ver esse casamento. Minha indiguinação, mostrada no meu último texto, Patos são bonitos esta época do ano, foi exatamente o porquê que o Brasil deu tanta moral para algo que não nos interessa em nada. Exatamente, você que parou só para assistir o casamento não ganhou em nada na sua vida, só perdeu (tempo); Isso não mudou nada em sua vida!
       Enfim, assim como "nosso" Marco Aurélio para deixar seu marco no debate iniciado pelo texto de Ian Caetano, ele deixou o questionamento sobre se "essas lutas sociais pelos seus direitos e suas liberdades não era apenas uma moda da época". Na minha visão, eu concordo com ele. No Brasil isso foi apenas uma "fase" que passou, infelizmente, rapidamente, mas como podemos ver em praticamente toda a Europa, como no caso citado acima, a população adquiriu esse valor social de forma cultural.
       Não vou citar mais exemplos (mas são facilmente encontrados com uma rápida pesquisa na internet
Ian, onde quando não nos arriscamos pensamos não perder nada, mas às vezes perdemos muito mais do que se não tivermos arriscados, além do mais a constituição nos protege no momento em que nos organizamos e vamos pra rua e fazemos protestos pacificos. Vejo também que ao exercer o voto, recebemos, por merecer, recompensas glorificantes, quando escolhemos de forma séria e consciente, recompensas, mas não as consideramos por sermos muito imediatistas e não conseguirmos olhar para frente (o futuro).
       Por sermos imediatistas muitos vendem o voto achando que foi uma boa escolha, e além da parte clichê (que mesmo por ser clichê não desmerece sua atenção) "de você perder seu bem mais precioso". Tem horas que eu penso que o povo quer de volta a ditadura, onde você não tem liberdade de expressão e nem pode esboçar um esboço de pensamento, mas pelo menos você não tem que se dar o trabalho de tomar uma decisão, eles decidirão por você e você vai poder deixar fazer o que eles quiserem com você (e seu dinheiro). Para mim isso é o que nos diferenciam de escravos.
       Vou parando por aqui, por já estar cansando de escrever e por estar começando a cair a qualidade. Deixemos para continuar essa discussão em textos futuros ^^
       O que nos falta ainda é termos a noção de cidadania, nacionalismo e ter uma visão mais futurista (não imediatista), e iremos trabalhá-la aqui neste mesmo blog que trará novas mudanças em breve. Aguarde.
       Enquanto isso, vou deixá-los com um pequeno áudio, de um site que eu adoro (Escriba Cafe), onde ele vai narrar uma pequena histórinha.

É isso ae. Comentem. =)

2 comentários:

  1. Na minha visão, o povo de hoje está ficando muito acomodado, onde foi necessário que um jovem colocassem fogo em sí mesmo em praça pública da capital e mais três décadas de miséria e exploração EXTREMAS para que a Primavera Árabe (as revoltas populares do Oriente Médio) começassem...
    Por que temos que esperar chegar em um ponto onde não tem jeito de ficar pior, para começar a lutar por nossos direitos? Gostamos de sofrer?

    ResponderExcluir
  2. É que somos acomodados e egoístas; Aceitamos tudo de cabeça baixa, calados. Ninguém tem coragem de deixar um pouquinho de lado a sua vida para pensar nos outros.

    ResponderExcluir