Quando é que estarei na crista da tecnologia?

NUNCA JUQUINHA! NUNCA!

                Cada vez mais, eu fico ensandecido com a velocidade de atualização da tecnologia, o que não é mais do que uma estratégia comercial. Uma vez, quando eu era bem novo, eu li um artigo que me deixou revoltado. Li que, quando uma câmera de 10 Mpx (exemplo) era lançada, eles já tinham duas, ou mais, gerações posteriores na empresa. Além de tudo isso, ainda somos, de certa forma, ludibriados. Primeiro por que ter uma câmera PESSOAL de 14 Mpx não vai fazer a menor diferença de ter uma de 9Mpx e segundo, (aprendi isso no curso de Design gráfico) o Mpx não é o fator central na definição da Qualidade da Imagem, é o tamanho da lente. Mas enfim, não estou aqui para falar de câmeras.
                O que me motivou a escrever este post foi o lançamento do Ipad2. Bem, não sei se perceberam o alvoroço em cima do produto, mas pra quê mesmo ein? O Ipad é um produto de usos extremamente específicos. Além de ser uma “caixa fechada”, já que não tem entradas para pen-drive ou leitor de CDs, é caro pra caraleo e, TENHO CERTEZA, 90% das pessoas que compraram ele no Brasil vão usar ele só para futilidades que poderiam ser feitas em um NETBOOK, que é bem mais barato que um Ipad.
                A Seis meses atrás havia chegado ao Brasil o Ipad, e agora, seis meses depois, chega o Ipad2, sem grandes modificações no hardware, apenas uma ENORME modificação no preço. Francamente, acho isso uma palhaçada enorme, mas não por parte dos fabricantes, eles são uns filhos da puta mesmo e deles não se espera muita coisa, mas é uma palhaçada da parte de quem compra esses produtos. Não consigo de deixar de recorrer ao exemplo da câmera fotográfica: Uma pessoa que tinha uma câmera de 10 Mpx usava ela para tirar fotos escrotas (provavelmente na frente do espelho e com o flash ligado) e postar no Orkut, ai sai a de 14 Mpx e ela fica histérica pra compra uma e ela vai continuar fazendo a MESMA MERDA, postando fotos no orkut. “Ah Ian, mas tem mais qualidade né...”. Qualquer otário já deve ter percebido, que o Orkut compacta as fotos, então não adianta você comprar uma câmera com 1zilhão de MPX pra postar no Orkut, você só vai demorar mais tempo pra Adicioná-las.
                Quando saíram os leitores digitais (Kindle, Ipad e outros) eu até pensei “Poxa, isso pode ser interessante, até mesmo pro meio ambiente”, mas eu sou muito ingênuo mesmo, por que não me lembrei que quem desenvolve isso, está cagando pro meio ambiente. Se criássemos um leitor digital, por exemplo, com peças universais e que suportasse atualizações, estaríamos tranquilos e poderíamos dar Adeus ao velho livro de papel, mas não, por que a cada uma semana os fabricantes desses produtos vão até a África pegar metais sujos de sangue e os envia à China para algum adolescente escravo manufaturar. E ai no mês seguinte o Ipad2 chega pra gente, ai a gente joga os velhos no lixo e compra os novos, não preciso nem dizer o porquê do mundo estar do jeito que está né.
                Nós consumimos de uma maneira quase automática, precisar ou não do que é comprado é secundário.

------------------------------------------------------------------
Ps: Desculpem, mas não consegui pensar neste texto de forma engraçada.
Ps2: Se você esperava Pós-zumbis hoje, é por que você não acessou o blog sabado, logo os zumbis comeram você. Bem, a Season Finale da primeira temporada saiu nsábado passado...

3 comentários:

  1. Infelizmente o povo ainda acredita que ter coisas caras, novas e inúteis os tornam melhores na rodinha!
    Então enquanto a rodinha não queimar, nada vai mudar...

    Enquanto isso, fico com minha tecnologia atrasada, mas eficiente! `^^´
    Ótima crítica!!

    Abraços do Elfo! `^^´

    ResponderExcluir
  2. Muito complexo isso daí. Você se esforça todos os dias para viabilizar um dinheirinho apertado pra poder gastar com as suas próprias coisas e, inegavelmente, você consome, consome e consome.
    A questão é que só os índios mais isolados dos camelôs e ambulantes estão imunes ao consumo irracional.
    Uma hora ou outra (o que acaba sendo com maior frequência do que você quer admitir) todos vamos adquirir coisas das quais não precisamos nem um pouquinho.

    E é aí que você deve parar e refletir:
    CADÊ A SUA MEDULA?
    Ou então, de forma mais metódica e ponderada, a pergunta realmente pertinente seria:
    CADÊ AS VACAS?

    ResponderExcluir
  3. Pensar nisso me dói kk Eu sinto angústia por saber no que nos metemos e por saber que isso não vai acabar bem, raiva por perceber que as pessoas são fúteis demais para ter coragem de agir, tristeza por não ter mais esperança, e outras coisas que não consigo me lembrar.

    ResponderExcluir