O compasso que rege o universo


                Talvez não exista algo tão difícil de engolir, na ordem das grandezas, do que a não correspondência, a falta de respaldo, esforçar-se por algo e não receber a devida reciprocidade. Já ocorreu ao leitor? O Empenho, as Expectativas, as Aspirações, os Anseios, os Planos. Até as intermitências do batimento cardíaco adquirem um compasso novo. Então vem o balde de água fria que, ao descer pelo ralo, leva sua vontade de viver e deixa a falta de ânimo, a falta de ânimo para tentar recomeçar e saber que pode cair na mesma incógnita malévola e medonha. Sonhar com Freddy Krueger é menos aterrorizante.
                Talvez o erro esteja na expectativa. Expectativa filha-da-meretriz; faz-nos abrir os braços para abraçar o mundo e não conseguir agarrar nada se não o vazio. Talvez os certos sejam os pessimistas, que não se decepcionam nunca, o que lhes pode ocorrer é, se o pessimismo não se concretizar, se surpreenderem, algo que é bem melhor do que se decepcionar. Infelizmente meu espírito não acalenta bem a tendência pessimista, sou um otimista juramentado e, por mais que lute contra isso, não consigo. Mas também não sou cego, percebo que algumas coisas não ocorrem com se imagina. O pior são os falsos suspiros, as declarações demasiado torpes, demasiado artificiais, de amor, de fervor, quando na verdade não passam de palavras ao vento, com o mesmo peso do bom dia entregue ao porteiro na entrada do prédio, pura convenção, mera norma social.
                Se o universo tem uma regência, afirmo que ela tem personalidade, e das mais sádicas diga-se de passagem. Se fosse possível barganhar com o universo, provavelmente ele nos cobraria a alma para nos mostrar um pouco de verdade no mundo. Se a expectativa não correspondida é golpe dos mais difíceis de acalentar na boca do estômago, a expectativa não correspondida de um pouco de verdade é pior ainda, mas, o idiota é aquele que ainda acredita nesse tipo de coisa, que está mais para o conto das fadas, pois acreditar nesse tipo de coisa é praticamente uma piada, a única piada de verdade, na verdade.
                Em verdade, em verdade vos digo, enxergar demasiado pessimismo nesse pensamento pode parecer o caminho natural: “Bem, é uma metáfora; Um texto muito seco, mas aproveita-se o conceito geral; Dá para tirar algo de útil, mas é um pouco denso”, a estes eu digo: NÃO ESTOU USANDO UM PINGO DE HIPÉRBOLE nesse texto.
--------------------------------------------------------
Ps: Escrevi esse texto a muito, muito tempo atrás; então não levem essa depressão como reflexo de algo recente na minha vida.
PPs: Eu sei que a agenda de pós-zumbis está bastante bagunçada, aos leitores peço desculpas, prometo que não ocorrerão mais atrasos, é que as férias têm sido um pouco conturbadas. AMANHÃ SAI PÓS-ZUMBIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário