Páginas cheias, mas cheias de quê? / 300 POSTS!

Dê o play e comece a ler
                Não sei se é uma alteração recente de percepção ou se é realmente uma mudança de hábitos, mas a leitura, antes tão marginalizada e alvo de críticas pela parcela "maneira" da sociedade, parece agora estar em voga. À primeira vista parece algo bom, mas a realidade é um pouco mais fétida, como sempre, aliás. Cresce o número de leitores, isso é um fato estatístico, mas esse número cresce somente em referência ao consumo dos ditos Best-Sellers, que ultimamente têm me causado cada vez mais VONTADE DE VOMITAR!
                Ocorre que o livro; por sua marginalização, talvez; tornou-se superestimado. A leitura, independentemente do conteúdo, passou a ser bem vista de maneira geral. Daí quem lê ‘crepúsculo’, para a população em geral, está no mesmo saco de quem lê ‘A Metamorfose’, de Kafka; aliás, tem até mais status, uma vez que crepúsculo é maior em número de páginas. Claro, falo isso ao público em geral.
                Porque hoje ficou assim, antigamente ser o “nerdão” era motivo para ser o escrotizado, mas agora ser “nerdão” está em voga (não que leitura e nerdisse esteja indissociavelmente ligados, mas é o que os ignorantes acham), mesmo não sendo nerd de verdade, então virou Status frequentar livrarias, não porque sinta prazer em escolher um bom livro, mas sim porque sair de lá com qualquer coisa debaixo do braço torna você mais aceito nos atuais parâmetros.
                Não sei quando vão separar o joio do trigo, mas essa confusão de achar que qualquer um com um livro debaixo do braço é intelectual é entristecedora.
                Só para dizer, eu não tenho nada contra quem lê Best-Sellers, o que estou argumentando nesse texto é meu desafeto com essa generalização.
                Essa ideia de que o livro é um portal ao saber... Meus bagos. Um bom filme, uma boa MÚSICA que seja, tem o mesmo potencial de transposição de ideias que um Livro. Se você acha que não, é porque também só vê Blockbusters e só ouve a merda que tocam na rádio.
                Então, mães e pais, não fiquem assim TÃO FELIZES quando seu filho pedir aquele livro que os colegas de sala comentam tanto, sobre um bruxo, um vampiro, um ladrão de raios ou coisas do gênero. Não digo para não se alegrarem, afinal: é um começo. Ele está ingressando no mundo da leitura, mas é o Maternal do mundo da leitura, não é como se ele fosse um gênio com Q.I. do Stephen Hawking. E torçam para ele sair do "só isso" em um ano ou dois.

------------------------------------------------------------------
Ps: tenho gostado dessa associação entre trilha de fundo e textos. 
PPs: o texto ficou uma merda, mas perdoem-me
PPPs: sábado sai especial do pós-zumbis, episódio gigante e foda.
------------------------------------------------------------------
Além do textinho mequetrefe, a data de hoje é marcada pelo post de número TREZENTOS de sparta. Sim, como em toda marca de centena, "quem diria". Cá estamos, trezentos posts, muita coisa foi escrita, e o que posso dizer, e penso estar dizendo em nome de todo "Le Macahdo del Eugênio", é que gostamos disso. Escrever aqui diariamente é um prazer dos que não se encontra em qualquer calçada, e esse prazer só é possível pois existem aqueles que leem o que aqui é postado. Por isso, leitores, muito obrigado.

3 comentários:

  1. Caaaaaaaaaaaaara, o nível de leitura tá aumentando!

    ResponderExcluir
  2. Mas já parou pra pensar que a leitura em todos os tempos se baseou em best sellers?
    Tudo bem que, hoje em dia, globalização e whatever, ninguém precisa se ater a eles, mas no passado era isso e pronto. Ninguém conseguia aquele livro mais obscuro, daquele colombiano que publicou mil exemplares; só o shakespeare ou o gustave flaubert.

    Quem tem coragem de dizer que antes era melhor que hoje em níveis de leitura?

    ResponderExcluir
  3. O texto não ficou uma merda, mas o texto com a trilha sonora ficou uma merda! hahaha
    Acho que eu não estou sintonizado com o espírito do texto que se casa com a música xD

    Indignação de minha parte: Não tem filosofia na sede do Clube do Livro (Ponte Literária), uma vergonha isso! Um local para evolução não está apresentado livro de grandes status porque não é a demanda (tem pouca saída). -.-'

    ResponderExcluir